Alberto da Costa e Silva era membro da Academia Brasileira de LetrasReprodução / Facebook
ABL inaugura exposição com acervo do historiador Alberto da Costa e Silva
Mostra reúne livros, arquivos, imagens e objetos do acadêmico, que era considerado o maior africanista brasileiro
Rio - A Academia Brasileira de Letras, no Centro, inaugurou a exposição gratuita “Entre África e Brasil: o acervo de Alberto da Costa e Silva”, que reúne livros, arquivos, imagens e objetos do historiador, diplomata e ex-integrante da ABL. Considerado o maior africanista brasileiro, ele morreu em 2023, aos 92 anos.
A mostra celebra os 20 anos da Biblioteca Rodolfo Garcia, que faz parte do complexo da Academia, inaugurada durante sua gestão como presidente da instituição.
A exposição vai até dezembro e conta, ainda, com documentos raros, como uma correspondência trocada com Manuel Bandeira. A curadoria é do acadêmico Arno Wehling.
As obras do acervo de Alberto da Costa e Silva exploram a história do Brasil e de Portugal, ajudando a compreender como o país foi construído por séculos de trabalho forçado de pessoas escravizadas. Destaca-se também um importante conjunto de produções dedicadas ao continente africano, abrangendo diversos aspectos, como a organização social, a cultura, os processos históricos e as manifestações religiosas dos diferentes povos que compõem a África.
A Biblioteca Rodolfo Garcia funciona de segunda a quinta-feira, das 11h às 17h30. A ABL fica na Avenida Presidente Wilson, 203, no Centro do Rio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.