Agentes da Vigilância Sanitária percorreram pontos de comercialização de bebidas nesta sexta-feira (3)Divulgação SMS

Rio - Em meio às incertezas e temores diante das contaminações causadas por bebidas alcoólicas infectadas com metanol - em especial as destiladas - em todo o país, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) segue realizando ações de fiscalização para combater a venda ilegal de produtos adulterados no Rio. Até a noite de sexta-feira (3), a operação havia interditado sete estabelecimentos total ou parcialmente.
As interdições aconteceram por "falta de asseio, não conformidades sanitárias e produtos impróprios para o consumo". Já outros 14 locais receberam autos de infração "por bebidas e outros produtos sem identificação adequada, condições de higiene insatisfatórias e não conformidades administrativas". 
Além disso, houve a apreensão e inutilização de quatro galões de 25 litros de cachaça e mais de 100 garrafas de bebidas sem procedência, com identificação inadequada ou rotulagem ilegível, e de um barril de chope de 50 litros com prazo de validade expirado, pontuou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Desde quinta-feira (2), quando a força tarefa foi lançada, os agentes visitaram mais de 130 estabelecimentos nos bairros de Madureira, Bangu, Barra da Tijuca, Gávea, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Tijuca, Centro e Lapa.

Dentre as ações, que acontecem em restaurantes, bares e casas de show, estão a verificação da documentação e condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos, investigação da procedência das bebidas — principalmente destilados — e coleta de amostras para análise laboratorial.
Ainda conforme a SMS, a fiscalização seguirá acontecendo ao longo deste sábado (4) em diversos pontos da cidade.
Apesar de boatos terem circulado sobre infecções no Rio, a pasta ressaltou que, até o momento, não há casos notificados de intoxicação por metanol no município do Rio.

Diante da dimensão do caso, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta à rede pública e privada de saúde para que casos de intoxicação sejam imediatamente notificados.

Nesta sexta-feira, o governo do Rio e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) lançaram uma cartilha para a população saber como identificar bebidas falsificadas. 

Apenas em 2024, mais de 300 litros de bebidas com indícios de falsificação foram apreendidos em operações realizadas pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e pelo Procon-RJ na Zona Sul do Rio e em cidades da Região dos Lagos, como Rio das Ostras, e na Região Metropolitana, como Niterói.
Produtos adulterados, como whisky e cachaça, representam riscos graves à saúde da população. A cartilha, já disponível nos sites da Sedcon e Abrabe, traz orientações práticas para que o consumidor identifique sinais de falsificação.

"A cartilha é uma ferramenta prática para orientar os consumidores e ajudá-los a identificar sinais de falsificação. Informação é a melhor forma de prevenção. Ao disponibilizar esse material em diferentes pontos de acesso, estamos empoderando a população para se proteger e, ao mesmo tempo, desestimulando a atuação de criminosos que colocam vidas em risco", afirmou o governador Cláudio Castro.

Uma das dicas, que é um sinal de alerta, são os preços muito abaixo do mercado. O consumidor ainda tem que se atentar aos rótulos, que precisam apresentar a identidade própria da marca, impressão nítida e sem erros de grafia. Os contrarrótulos devem estar em português e conter o número de registro no Ministério da Agricultura.
No início das fiscalizações, nesta quinta-feira (2), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que os profissionais da pasta foram orientados a notificar os casos suspeitos que chegaram às unidades municipais imediatamente.

"Foi comunicado a todos os profissionais de saúde que, em caso de intoxicação por metanol, notifique imediatamente à Secretaria de Saúde, para que a gente possa fornecer o antídoto para esse cuidado e para que a secretaria possa interditar o local que vendeu aquela bebida alcoólica", afirmou.

Soranz ainda alertou que os estabelecimentos com bebidas sem procedência podem ter mercadorias apreendidas, receber multa e até perder o alvará de funcionamento.
Números nacionais
De acordo com o último levantamento divulgado pela Ministério da Saúde neste sábado (4), o número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 127 em todo o país. Já são 11 casos confirmados em laboratório.

Há um óbito confirmado no estado de São Paulo e 11 estão sendo investigados - sendo oito em SP, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Groso do Sul.