Subprefeitura da Grande Tijuca fecha fábrica clandestina de cerveja e batidas na TijucaDivulgação

Rio -  Uma fábrica clandestina de cerveja e destilados foi interditada na noite desta sexta-feira (10), na Tijuca, Zona Norte do Rio. Segundo agentes da Subprefeitura da Grande Tijuca, o local armazenava bebidas alcoólicas sem qualquer tipo de rastreio ou registro. O material era mantido no andar superior de um bar localizado na Rua Dona Zulmira.
Foram apreendidos dois maquinários para produção de cerveja artesanal, 280 garrafas de cerveja, barril de 50 litros, dentre outros equipamentos.

Além da Subprefeitura da Grande Tijuca, participaram da ação a Vigilância Sanitária, a Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal. Os órgãos chegaram ao estabelecimento após denúncias de moradores e um trabalho de investigação.

"Em plena crise do metanol, através de denúncias e levantamento da Secretaria de Ordem Pública, estouramos uma fábrica de cervejas clandestina e de batidas sem rastreio e sem cadastro do Ministério da Agricultura. Todo material foi apreendido", disse o subprefeito da Grande Tijuca, Higor Gomes.
Crise do metanol
A apreensão acontece em meio à crise de intoxicações por metanol em todo o país. O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10) que o Brasil tem 29 casos confirmados de intoxicação por metanol por ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. São cinco pessoas a mais do que na última quarta (8).

Dos 29 casos confirmados, 25 foram registrados em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Ao todo, há 217 notificações em investigação, um número menor do que no último balanço (quando havia 235 suspeitas).

Segundo o balanço, cresceu também o número de casos suspeitos descartados. Agora são 249. Até o momento, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os únicos estados com casos confirmados por esse tipo de intoxicação.
O estado de São Paulo investiga, neste momento, 160 notificações, o que representa 73,73% do total. Em seguida, aparecem Pernambuco com 31 suspeitas, Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).