Animais foram vermifugados e examinados antes de receberem alta da equipe veterináriaDivulgação/SMPDA

Rio – Os quatro patos e o ganso encontrados em condições insalubres, no último dia 8, em uma caçamba de lixo na Rua do Senado, no Centro do Rio, serão levados para o Parque Guinle, em Laranjeiras, na Zona Sul, nesta terça-feira (21). Eles fazem parte de um grupo de nove aves que haviam sido furtadas, uma semana antes segundo uma associação - o paradeiro dos demais animais ainda é desconhecido.
De acordo com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, as cinco aves retornarão ao Parque Guinle após 10 dias em quarentena no Centro de Controle de Zoonoses da pasta. Os veterinários responsáveis já deram alta para que o quinteto deixe o isolamento.
“Eles foram vermifugados e submetidos a exames de sangue e fezes, para ver se tinham alguma doença. Ficaram isolados, para não passarem qualquer doença para outros animais. Agora que temos a certeza de que não oferecerão risco às outras aves do parque, serão devolvidos ao local onde sempre viveram”, disse o secretário de proteção e defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho.
Ao regressarem, os animais serão acompanhados pela equipe veterinária na readaptação ao Guinle.
O sumiço dos animais do Parque Guinle foi registrado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que investiga o caso. Ninguém foi preso até o momento.