Animais foram encontrados em uma caçamba de lixo na Rua do SenadoDivulgação/GM-Rio

Rio - Os quatro patos e o ganso deixados em uma caçamba de lixo no Centro do Rio são os mesmos animais furtados do Parque Guinle, em Laranjeiras, Zona Sul, há uma semana. O reconhecimento foi feito nesta quinta-feira (9) pela Associação de Amigos do Parque, grupo responsável por cuidar dos animais.
Resgatadas em condições insalubres na última quarta-feira (8), na Rua do Senado, as aves estão agora no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, na Zona Oeste, onde cumprem quarentena de dez dias.

Todos os animais passaram por avaliação clínica e foram submetidos a exames de sangue e fezes. "Eles só poderão ser liberados depois que os exames mostrarem que estão aptos a voltar ao habitat natural e a conviver com outros animais, para evitar contaminações", explicou o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho.
Ao todo, 15 aves foram furtadas do parque, sendo cinco gansos e dez patos. Ainda não se sabe o paradeiro dos demais animais.
Ao DIA, a presidente da Associação de Amigos do Parque Guinle, Claudia Lustosa, afirmou que os moradores da região querem descobrir quem furtou as aves e como foram tratadas até serem abandonadas a cerca de 4 km do habitat natural. "Gostaríamos de ter acesso às imagens próximas à caçamba para confrontar com as do roubo e saber se foram as mesmas pessoas ou o que foi feito com as aves durante esses dias", disse Lustosa.
O sumiço dos animais do Parque Guinle foi registrado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que investiga o caso. Ninguém foi preso até o momento.