Uerj manteve as atividades suspensas durante a manhã desta quarta-feira (29) após megaoperaçãoArquivo
Universidades seguem fechadas após operação mais letal da história
Ação terminou com vários mortos e mais de 80 presos
Rio - As universidades públicas do Rio optaram por manter as atividades curriculares suspensas na manhã desta terça-feira (29), um dia depois da operação mais letal da história, que terminou com 115 suspeitos mortos e 113 presos. Durante a ação, dois policiais civis e dois PMs também morreram.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que havia suspendido as atividades apenas no turno da manhã, voltou atrás e cancelou todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais. "A decisão fundamenta-se no comprometimento com condições de mobilidade urbana em segurança, pensando no impacto do deslocamento da comunidade universitária e a regularidade dos serviços essenciais, bem como na necessidade de preservar a integridade de estudantes, servidores e colaboradores", disse a instituição em nota.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que também havia suspendido apenas o período da manhã, divulgou um novo comunicado em que informou que não funcionaria durante todo o dia nos campi localizados na cidade do Rio e em Duque de Caxias.
Já a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) decidiu manter a suspensão das atividades de lecionação em Seropédica, Nova Iguaçu e nas dependências da UFRRJ no centro do Rio. A instituição informou que as atividades administrativas devem ser realizadas de forma remota e cancelou a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) que estava marcada para esta quarta-feira (29).
Na Universidade Federal Fluminense (UFF), as atividades acadêmicas e administrativas presenciais permanecem suspensas em Niterói. "A decisão considera os possíveis impactos na segurança pública, nas condições de deslocamento e no funcionamento dos transportes, que afetam parte significativa da comunidade universitária que reside na capital fluminense", disse a instituição em nota.
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) manteve as atividades suspensas durante todo o dia. Em nota, a instituição explicou que a decisão foi tomada "em função da impossibilidade de se ter a garantia de que a situação de extrema violência no Rio de Janeiro terá terminado e de que a comunidade universitária estará em segurança".
O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ) que também havia suspendido as atividades apenas na manhã desta quarta-feira, decidiu estender o comunicado para o dia inteiro. "A decisão considera os impactos da operação policial de grande porte realizada na cidade do Rio de Janeiro e a impossibilidade de prever seus desdobramentos", disse a instituição.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.