No ano passado, o estado do Rio viveu uma epidemia de dengueDivulgação / SES-RJ
A campanha tem como objetivo reforçar a importância das medidas de contenção do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Duas unidades móveis da secretaria também irão apoiar as ações nas regiões do Médio Paraíba e dos Lagos.
"O combate contra a dengue é uma missão de todos. Por isso, reforçamos a importância de se evitar o acúmulo de água em latas, garrafas vazias, caixas d'água descobertas, pratos sob vasos de plantas e outros locais. Com apenas 10 minutos por semana, salvamos vidas. A Secretaria mantém o monitoramento para avaliar o cenário e garantir a segurança da população", reforça a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.
No início do mês, a Secretaria reativou o Grupo de Trabalho de Controle das Arboviroses, que fará reuniões quinzenais para definir as ações de controle da dengue, chikungunya, febre do Oropouche e zika. O comitê orientou uma nova rodada de capacitação para profissionais de saúde da rede estadual e dos municípios. Serão realizadas ações em parceria com órgãos governamentais para mobilizar a população.
"Este é o momento crucial para o enfrentamento à dengue e às arboviroses. Com as fortes e frequentes chuvas, os locais que acumulam água se enchem gradualmente. Então, o mosquito deposita os ovos que se mantêm preservados até o aumento das temperaturas, quando eclodem e dão origem ao Aedes aegypti adulto. Para vencer a dengue, precisamos agir desde já", explica Mário Sérgio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do estado.
A orientação aos municípios é que realizem permanentemente ações de controle mecânico de criadouros do Aedes aegypti, organizem ações de mobilização da população e mantenham o monitoramento da infestação do mosquito com a instalação de armadilhas ovitrampas.
Em 2025, até terça-feira (4), foram registrados 29.315 casos prováveis, 1.200 internações e 25 óbitos por dengue. Os dados podem ser acessados no painel de arboviroses do Monitora RJ.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.