Príncipe William no Cristo Redentor nesta quarta-feira (50Divulgação/Família Real Britânica

Rio - Depois de uma passagem de três dias pelo Rio, o príncipe William publicou um vídeo em agradecimento ao Brasil nas redes sociais. O herdeiro do trono britânico chegou à cidade na última segunda (3), visitou vários pontos turísticos e, na quarta-feira (5), participou da cerimônia do Earthshot Prize. A visita ocorreu enquanto a capital fluminense sediava o Fórum de Líderes Locais, que reuniu prefeitos e autoridades mundiais, antes da COP30, que acontece na próxima semana em Belém, no Pará.

No vídeo publicado no perfil oficial do príncipe e da princesa de Gales, William compartilhou imagens de quando foi recepcionado pelo prefeito Eduardo Paes e recebeu as chaves da cidade, no Pão de Açúcar, da partida de futebol com crianças no estádio do Maracanã, bem como o vôlei de praia com a atleta Carol Solberg e alunos do Instituto Levante, projeto para jovens em vulnerabilidade social. Há ainda momentos da ida ao Cristo Redentor, onde recriou uma foto da mãe, a princesa Diana, na visita ao monumento em 1991.

"É uma grande honra estar aqui no Rio de Janeiro, nessa região incrível. A América Latina se destaca como líder global em biodiversidade e conservação ambiental", narra o príncipe no vídeo, em inglês. Na legenda, o britânico agradeceu ao país em português. "Obrigada, Brasil", escreveu, ao lado de uma figurinha da bandeira do Brasil e de um coração em verde. Confira abaixo.
Príncipe veio ao Brasil pela primeira vez
O príncipe veio ao Brasil pela primeira vez para participar de uma série de eventos com foco na proteção do planeta. A viagem ao Rio ocorreu antes da ida para Belém, onde participará da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). Entre os compromissos da realeza, havia a cerimônia do Earthshot Prize 2025, no Museu do Amanhã, Zona Portuária, que reuniu inovadores, investidores, filantropos e líderes ambientais de diversas partes do mundo. 
Criado em 2020 por William, o prêmio busca soluções para desafios ambientais e concede prêmios anuais de 1 milhão de libras (R$ 7 milhões na cotação atual) para cinco projetos ao redor do mundo, nas categorias natureza, ar, oceanos, gestão de resíduos e clima. Essa foi a primeira vez que a premiação ocorreu na América do Sul. No Museu do Amanhã, o príncipe recebeu um desenho realista da estudante Giovanna Lima Castro, de 13 anos, de Iguaba Grande, na Região dos Lagos, com o rosto dele ao lado da mulher, Kate Middleton. 
Ainda no Rio, o herdeiro visitou a Ilha de Paquetá e passeou de barco por um manguezal em Guapimirm, na Região Metropolitana. Nas redes sociais, o presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Mauro Pires, que acompanhou a visita, contou que o herdeiro conheceu o projeto de restauração do ambiente de mangue na área de proteção. Durante a Cúpula Global Anual da United for Wildlife, no Píer Mauá, William anunciou uma parceria para proteger defensores indígenas da Amazônia. O programa oferecerá apoio jurídico e financeiro emergencial para líderes dos povos nativos ameaçados.