Em 2024, uma série de eventos no Centro do Rio marcou o Dia da Consciência Negra Arquivo/Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado decretaram ponto facultativo para o próximo dia 21, data posterior ao feriado da Consciência Negra. A medida foi publicada, nesta terça-feira (11), nos diários oficiais do estado e município.

O "feriadão" terá início na quinta-feira (20). Já a "folga extra", na sexta (21), será válida para todos os servidores públicos, exceto dos órgãos em que os serviços não admitem paralisação, como unidades de saúde.
Para marcar a data, que é um marco na luta antirracista no país, diversos eventos e homenagens vão ocorrer pela cidade. No ano passado, foram realizadas manifestações culturais e ações educativas no Monumento Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, no Centro.
"Essa data é muito importante para reconhecermos a relevância do legado histórico e cultural de Zumbi dos Palmares. A decisão garante um momento de descanso e bem-estar aos servidores que se dedicam ao Estado, e assegura, também, o pleno funcionamento dos serviços essenciais", declarou o governador Cláudio Castro.
Feriado nacional
Em 2024, a data se tornou feriado em todo território nacional pela primeira vez. A lei que instituiu a medida teve como origem uma proposta do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), sendo sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2023.