Fiscalização aconteceu na estação de Deodoro na manhã desta quarta-feira (19)Divulgação / Procon-RJ

Rio - Uma ação de fiscalização voltada à qualidade da prestação de serviços da SuperVia foi realizada, nesta quarta-feira (19), na estação de Deodoro, na Zona Oeste, e terminou com a concessionária multada. A operação contou com a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, Procon-RJ e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

Segundo o Procon-RJ, os agentes retiraram mais de 100 homens no vagão feminino, que prevê exclusividade nos horários de pico (6h às 9h e 17h às 20h).

Foram encontradas, ainda, outras irregularidades como ausência de informação na bilheteria sobre a forma de pagamento e a presença de goteiras e lixo ao longo da plataforma.
Os fiscais também verificaram o funcionamento de apenas um dos três elevadores, a não continuidade do piso usado por pessoas com deficiêncial em algumas partes das plataformas e a inoperância das escadas rolantes. Além disso, alguns consumidores alegaram que o banheiro só funciona após às 6h, ainda que haja trens em horários anteriores.
"Estamos intensificando as ações de fiscalização em todos os modais de transporte para assegurar que o serviço oferecido à população seja digno, seguro e respeite a legislação. O transporte é uma necessidade básica do cidadão, e é nosso dever verificar se as concessionárias estão cumprindo suas responsabilidades. O objetivo é garantir que o consumidor tenha seus direitos respeitados e que situações irregulares sejam corrigidas", afirmou Gutemberg Fonseca, secretário de Estado de Defesa do Consumidor.

Em nota, a empresa comentou a ação de fiscalização. "A SuperVia contribui e incentiva ações com foco no combate ao desrespeito às mulheres dentro dos trens. A concessionária cumpre diversas medidas que visam protegê-las, como a disponibilização de um carro exclusivo para elas em cada trem, conforme lei estadual. A comunicação visual conta com adesivos e cartazes nas portas e interior dos carros para sinalizar que é exclusivo para as mulheres. Como se trata de uma questão sobre comportamento, a concessionária também veicula avisos sonoros para reforçar a importância de que o carro feminino seja respeitado e investe em campanhas de conscientização para orientar e ampliar a boa convivência dentro dos trens. Além disso, a SuperVia compartilha com as forças policiais informações estratégicas afim de que realizem rondas mais assertivas que, muitas vezes, podem levar até a prisão de criminosos e abusadores."
O valor das multas não foram divulgados.
*Reportagem de Rodrigo Bresani, sob supervisão de Raphael Perucci