Transportes terão esquema especial de funcionamento para o feriadão do Dia da Consciência NegraDivulgação / VLT Carioca

Rio - O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira (20), vai modificar o funcionamento de alguns serviços. Para o feriadão, que se estende até o domingo (23), transportes, bancos e postos de saúde prepararam um esquema especial. Veja, abaixo, o que abre e o que não abre.
Símbolo da resistência e da luta antirracista no Brasil, a data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, ícone máximo da luta contra a escravidão no País. Com o objetivo de refletir sobre o racismo, combater a desigualdade racial e valorizar a cultura negra, o dia ainda conta com diversas programações espalhadas pela cidade do Rio.
Veja o que funciona e o que não funciona no feriadão
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Em alguns locais, as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes, a critério da instituição.
As compensações bancárias, incluindo a TED, também não são efetivadas no dia do feriado, somente o PIX.
No dia 21 de novembro, sexta-feira, os bancos abrem normalmente, exceto nas localidades onde há feriado estadual ou municipal.
Correios
No Dia da Consciência Negra, também não haverá atendimento nas agências dos Correios. As atividades de atendimento e entrega de cartas e encomendas retornam na sexta-feira (21). No sábado, haverá atendimento normal nas agências que operam neste dia da semana.
Durante o feriado, a Central de Atendimento estará disponível por meio da Atendente Virtual dos Correios – CAROL, nos seguintes canais:
Site dos Correios, na página do Fale Conosco, por meio do endereço;
Telefones: 4003-8210; 0800-881-8210; 0800-881-8211 (atendimento a pessoas com deficiência auditiva); e
Chat, disponível diretamente no portal.
Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
A SMS informou que as unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III – vão funcionar ininterruptamente.
O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, funcionará normalmente das 8h às 22h, em todo o período. As unidades em Campo Grande e Zona Norte vão acompanhar o horário dos centros comerciais. O Super Centro Carioca de Saúde não funcionará na quinta-feira (20) e terá funcionamento normal na sexta e sábado (21 e 22).
As clínicas da família, centros municipais de saúde, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação não funcionarão na quinta-feira (20) e nem na sexta (21). No sábado (22), estas unidades funcionarão normalmente, seguindo seus respectivos horários, conforme o perfil de atendimento de cada uma.
Secretaria Estadual de Saúde (SES)
Já a SES disse que os serviços essenciais de saúde funcionarão normalmente durante o feriadão. O atendimento 24 horas à população será mantido nos hospitais estaduais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O Samu também seguirá operando ininterruptamente.
O Hemorio, no Centro do Rio, permanecerá aberto das 7h às 18h para receber doadores de sangue. O órgão faz um apelo à população para que aproveite o período para realizar doações e ajudar a manter os estoques. O endereço é Rua Frei Caneca, nº 8, Centro.
O posto de coleta do Hemorio em Duque de Caxias não funcionará no feriado, na quinta-feira (20), mas, no ponto facultativo, na sexta (21), sim, com atendimento de 7h às 14h. Já a unidade Teresópolis não abrirá em ambos os dias, retornando às atividades na segunda-feira (24).
As unidades RioFarmes, localizadas na Praça Onze (Rio de Janeiro) e nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, não abrirão nos dias 20 e 21. O funcionamento será retomado na segunda-feira (24). Os pacientes com agendamento para retirada de medicamentos tiveram as entregas reprogramadas dentro do prazo previsto.
Os centros de diagnóstico Rio Imagem Centro e Rio Imagem Baixada funcionarão normalmente em ambos os dias, das 7h às 19h. As duas unidades realizarão exames de raio X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e mamografia. No ponto facultativo (21), o polo da Baixada também oferecerá endoscopia, colonoscopia e densitometria.
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Susana Naspolini, localizado no Complexo Rubem Braga, em Ipanema, na Zona Sul, não funcionará durante o feriadão. O atendimento será retomado na segunda-feira (24).
Transportes
VLT
O VLT Carioca vai operar com grade especial nesta quinta-feira (20). Será adotada a grade de feriados, com intervalos de 20 minutos nas linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Cristiano Ottoni x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV). A linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) circulará com intervalos de até 60 minutos.
Na sexta-feira (21), a operação terá intervalos médios de 12 minutos nas linhas 1 e 4; 15 minutos na linha 3; e até 60 minutos na linha 2. O sistema funciona diariamente, das 5h às 23h.
Metrô
O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o feriadão. Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a operação acontece das 7h às 23h. Na sexta (21), o funcionamento será nos horários regulares de dia útil, das 5h à meia-noite.
Na quinta e na sexta-feira, a Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
No sábado (22), o funcionamento também será das 5h à meia-noite. Devido ao jogo entre Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino, no Maracanã, terá extensão de horário nas estações São Cristóvão e Maracanã. por 1 hora após o término da partida, até 0h30; e as demais estações apenas para desembarque após meia-noite.
No domingo (23), o metrô vai funcionar das 7h às 23h. A partir das 11h, acontecerá a 30ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, no Posto 5, na Praia de Copacabana. O transporte é a melhor opção para quem vai ao evento. Na ida, a recomendação do MetrôRio é que o público desembarque na estação Cantagalo. Já no retorno, que dê preferência à estação Siqueira Campos.
No sábado e no domingo, a Linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório.
O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, não terá expediente entre os dias 20 e 23 de novembro. O espaço voltará a abrir as portas na segunda-feira (24).
Trens
A SuperVia informou que vai realizar serviços de manutenção durante o feriadão. Na quinta-feira (20), os trens vão circular com horários fixos de acordo com domingos e feriados. Na sexta (21), a grade será de dias úteis, mas com alguns ajustes. Não haverá serviço de trens expressos, viagens especiais de Campo Grande, Nova Iguaçu e partidas do ramal Deodoro.
No sábado (22), os trens vão circular com horários fixos de acordo com sábados e no domingo (23), com grade de domingos e feriados.
Durante todo o feriadão, a estação Praça da Bandeira ficará fechada para embarque e desembarque devido a manutenções preventivas e corretivas na via. Clientes interessados podem utilizar a estação São Cristóvão, a mais próxima do local.
Os trens com destino à Central do Brasil não realizarão parada nas estações Oswaldo Cruz, Quintino, Piedade, Méier, Engenho Novo, Sampaio, Riachuelo e Praça da Bandeira.
Clientes interessados na estação Oswaldo Cruz devem desembarcar em Madureira e embarcar em trens sentido Japeri e Santa Cruz; Clientes interessados nas estações Quintino e Piedade devem desembarcar em Olímpica de Engenho de Dentro e embarcar em trens sentido Japeri e Santa Cruz; Clientes interessados nas estações Méier, Engenho Novo, Sampaio e Riachuelo deverão desembarcar em São Francisco Xavier e embarcar em trens sentido Japeri e Santa Cruz;
Na quinta-feira (20), devido a uma manutenção da rede aérea, não haverá circulação de trens no trecho entre as estações Japeri e Paracambi, a partir das 10h.
No sábado (22), a partir das 13h, e no domingo (23), durante toda a operação não haverá circulação de trens no trecho entre as estações Gramacho-Saracuruna e extensões Vila Inhomirim e Guapimirim devido a serviços de manutenção na via e na rede aérea.