Denúncia sobre albergue na Lapa mostra descaso com idosos (Foto: Reprodução) reproduçãoi

“Ele foi inaugurado há pouco mais de um ano, e a situação é a pior possível: percevejos por todo canto, umidade nas paredes, roupas de cama rasgadas. Faltam aparelhos de pressão, glicose, oxigenação. Os profissionais manuseiam tudo sem luva, sem máscara. Um despreparo só.”

As denúncias enviadas à coluna sobre o estado do albergue Alfonso Lavalle, na Rua Mem de Sá, 85, na Lapa, são assustadoras… São imagens que me causaram muita agonia e também tristeza! É relato de abandono, descaso, falta de respeito, num lugar que pode ser chamado de qualquer coisa, menos de albergue!

Pelas fotos a gente vê que o local virou um verdadeiro depósito de 50 idosos, literalmente jogados. Não há acolhimento, mas sucateamento! 
“É muito triste mesmo. Fica num casarão bem antigo, onde funcionava um hotel, então dá pra perceber que maquiaram o lugar para instalar os velhinhos. Eles reclamam muito de mordidas de bichos, de problemas respiratórios devido às infiltrações, da falta de higiene. Um horror”, afirma uma fonte.

Tá tudo errado… Quem denunciou, diz que até dormir é complicado. Com exceção de domingos e feriados, tá proibido ficar na cama depois das 9 da manhã. Só pode depois das 5 da tarde! Aí o que mais se vê lá? Velhinho dormindo pelos cantos, em cadeiras, debruçados nas mesas!

E ainda é inseguro… O prédio tá deteriorado! Se acontece um desabamento, um incêndio, fazem o que?
“Não há saída de emergência, só dois extintores. As paredes foram revestidas de madeira. É tragédia anunciada".

Que desespero… É desumano! E essa realidade não pode continuar. Lá e em nenhum outro albergue. A coluna foi atrás da Secretaria Municipal de Assistência Social, mas até o fechamento desta edição não teve resposta. A gente segue aguardando um posicionamento sobre esse caso deplorável.


3,2,1… É DEDO NA CARA!
PINGO NO I
Para quem ainda não sabe, se é que isso é possível, esse é o perfil do criminoso: a violência em qualquer circunstância. O que aconteceu em Belford Roxo na sexta é um exemplo claro da ação desses bandidos. Matam quem tiver pela frente, sem pensar em quem ou porquê!

Independentemente de latrocínio, execução, invasão, o que for… Vagabundo não tem dó, eles passam por cima de quem quer seja!

E infelizmente sobrou para o vigilante, porteiro, funcionários do condomínio que saíram de suas casas e não voltaram mais. A polícia agora tenta investigar o motivo de tudo isso… Sim, investigação é fundamental, necessária, mas quem vai prestar contas para as famílias? É bizarro, lamentável!

Bora colocar o Pingo no I… Não é só entender sobre segurança pública, é frear o perfil violento de quem pratica o crime.