Érica Paes, superintendente do programa "Empoderadas" Divulgação

“Mulheres, atentem-se aos sinais!”

Quando a Érica Paes, superintendente do programa ‘Empoderadas’, do Governo do Estado, falou isso no quadro do meu programa na Tupi, na hora senti a necessidade de compartilhar, em todos os canais que tenho voz, essas informações…

As mulheres sabem de todos os níveis de violência de um agressor em potencial?

São cinco escalas muito importantes, que precisam ser divulgadas!

Muitas já ouviram falar de violência moral, psicológica, patrimonial, e claro, a sexual e a física… Só que ouvir nem sempre é saber apontar, visualizar isso no dia a dia… Porque macho covarde pratica esses abusos nos mínimos detalhes.

Érica pontuou isso de maneira muito popular:

A moral é aquela em que o homem expõe a vida íntima da parceira, gosta de rebaixar a mulher por xingamentos, acusa a mulher daquilo que ele não tem provas, como por exemplo traição.

Psicológica é aquela clássica… Que atinge a autoestima da mulher! Sabe aquelas frases? “Se você me largar, você morre de fome!”, “Se me largar, eu te mato!”, “Eu sumo com as crianças!” Chantagem das pesadas.

Alguma mulher já teve seu dinheiro controlado? Seu cartão usurpado? Os documentos subtraídos… Com certeza já, né. Essa é a violência patrimonial.

E as de maiores índices, as mais conhecidas: física e sexual! Espancamento, lesões com objetos, sufocamentos… Impedir o uso de métodos contraceptivos, estupro, e tudo mais. Em muitos casos, isso tudo é dentro de casa, por maridos que obrigam as mulheres a se relacionarem.

Érica lembra do relato de uma vítima em que, ao tomar medicamentos para dores, pegou no sono, e quando acordou estava nua na cama. Foi abusada pelo próprio marido!

Isso tudo é crime! E precisam ser denunciados. Não silenciados!

Quantas mulheres agora, ao lerem essa coluna, vão se identificar pelo menos com um item dessa lista… E é esse o nosso papel. Prestar serviço para essas mulheres vítimas de todos os dias.

E eu e minhas parceiras de luta vamos dar voz a todas elas que gritarem socorro!

Somos nós por nós. Para levantar, denunciar, gritar!
TÁ FEIO!

Segundo leitora, poste está prestes a cair Reprodução

“Ô Isabele, todo dia eu passo pela Grajaú-Jacarepaguá e vejo esse poste pronto pra tombar. Tem um monte de obra pela via, mas ninguém vê esse trambolho no caminho”.

A mensagem é da minha leitora Selma Santana, que trabalha no Anil, e mandou até foto pra gente… E não é que o bicho tá envergado mesmo?!

A qualquer momento ele pode cair, então é bom mesmo sinalizar! Ainda mais numa via tão movimentada como essa, que quando chove dá um monte de problema.

Não pode dar bobeira… Tem que resolver logo. Seja de quem for a responsabilidade!

Já que a prefeitura tá lá de olho nas obras das encostas, da pista, é importante também verificar de quem é esse poste… Se é deles, da Light, ou de outra empresa, e comunicar.

A nossa parceira avisou, então bora cobrar!

Por isso, se você me perguntou se tá feio ou tá bonito… Aqui o canal é direto, e tenho dito.