Livro foi escrito pelos jornalistas Herculano Filho e Raphael Vaz - Alexandre Brum / Agencia O Dia
Livro foi escrito pelos jornalistas Herculano Filho e Raphael VazAlexandre Brum / Agencia O Dia
Por O Dia

Rio - O Dia lança coletânea de todas as edições do maior evento socioesportivo da Baixada Fluminense, os Jogos na Baixada. O projeto é finalizado às vésperas do início de mais uma edição do evento, que acontece entre os dias 25 de março e 6 de maio. A Abertura será em Duque de Caxias.

Escrita pelos jornalistas Herculano Barreto Filho e Raphael Vaz Teixeira, a obra traz histórias do evento por onde já passaram mais de 60 mil atletas. É uma espécie de arquivo histórico, com curiosidades e a lista dos municípios campeões de todas as modalidades do evento, numa retrospectiva que atravessa duas décadas. O livro ainda traz informações sobre a própria história do Jornal O DIA e o pioneirismo das coberturas jornalísticas na Baixada desde 1988, com o surgimento do caderno 'Grande Rio'. Depois rebatizado como 'Nossa Baixada' e 'Baixada', o suplemento contou com uma sucursal em Nova Iguaçu.

Os autores mergulharam nas histórias trazidas em 20 anos de edições do jornal para mapear atletas revelados no evento. "Foi assim que descobrimos Eric de Oliveira (citado no começo da reportagem). Ele apareceu em matérias em 2003 como o craque daquela edição. Numa pesquisa na internet, descobrimos que ele havia se tornado jogador profissional. E, pelas redes sociais mesmo, conseguimos contato. A história dele está toda no livro", revela Herculano. "Após meses de pesquisas, é ótimo ver o livro pronto. Acredito que o principal objetivo foi alcançado: reconhecer o trabalho e o talento de milhares de pessoas que participaram e fizeram os Jogos da Baixada nessas duas décadas", completa Raphael.

A decisão de publicar o livro foi anunciada pela primeira vez na abertura da 20ª edição dos Jogos da Baixada, em junho do ano passado, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. O anúncio foi feito por Marcos Salles, presidente do Jornal O DIA. "Esses jovens podem mudar de vida a partir do esporte", disse, na ocasião.

A história recente do evento e dos autores estão, de certa forma, entrelaçadas. Natural de Nova Iguaçu, Raphael Vaz Teixeira foi o responsável pela cobertura da edição de 2015. "Como sou de Nova Iguaçu, escrever sobre a Baixada traz um sentimento maior. Ainda mais sobre um projeto tão bacana, que contribui para a evolução da região", analisou Raphael.

Herculano Barreto Filho cobriu os Jogos em 2016 e editou as matérias produzidas pelo repórter Bernardo Costa no ano passado. "Essa experiência dá a noção da importância do evento. O principal desafio foi buscar curiosidades e aprofundar histórias de pessoas que fizeram ou ainda fazem parte dos Jogos", contou Herculano.

Você pode gostar
Comentários