Estatuto, regimento interno, entre outros assuntos relacionados ao Comtur foram debatidos na última semana Foto Ascom/Divulgação

São Francisco de Itabapoana - Presidido pela prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) está empenhado na formação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Francisco de Itabapoana.
O município é um dos 18 consorciados e faz parte do mapa turístico do Estado do Rio de Janeiro. Através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur), o governo municipal realizou um encontro com a participação do Cidennf, dia 25, para tratar do Comtur.
O evento aconteceu na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), com apoio do Cidennf: “Recebemos o consultor de Turismo do consórcio, Eduardo Mielke, e debatemos a formação do Comtur, incluindo estatuto, regimento interno, entre outros assuntos relacionados”, explica o secretário de Turismo, Júnior Junqueira.
- Durante o encontro, abordamos ainda a apresentação do Curso de Elaboração de Itinerários, Curso de Aceleração dos Comturs, direcionado aos novos participantes, além de um diálogo que considerei muito importante sobre os produtos turísticos do nosso município – resume o secretário.
Na opinião da prefeita de São Francisco, Francimara Barbosa Lemos, a criação do Comtur tem importância bastante significativa: “O município tem diversas potencialidades turísticas, principalmente devido aos mais de 60 km de litoral, possibilidade de promoção do Turismo Rural, mas com muita responsabilidade para evitar os impactos sobre o ambiente natural”.
Francimara enfatiza que “o Conselho Municipal de Turismo será importante para que São Francisco de Itabapoana tenha melhor estruturação das políticas públicas de turismo implementadas no município”. A prefeita também reconhece o valor da parceria com o Cidennf.
Atualmente, o consórcio é formado pelos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Varre-Sai.