Durante a comemoração, o Barracão histórico recebeu um "abraço simbólico" de moradoresda localidade Foto Ascom/Divulgação
“Conhecer para Pertencer”, abordando a antiga feira e a importância preservar sua história, foi o tema da iniciativa, com celebração oficial na última sexta-feira (28), inclusive um “abraço simbólico” no prédio histórico do Barracão (cujas paredes são de madeiras), projetado em local estratégico, tendo sido palco de grandes negociações
A programação constou de apresentação da Banda de Fanfarra da Escola Municipal Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, além de palestra com a professora Vanilce Gomes, graduada em História e especialista em cultura afro-brasileira, e o pesquisador e animador cultural Edinho Martins.
Autoridades, estudantes e a comunidade participaram do evento. A Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura conta que “o prédio tornou-se um importante ponto comercial da região e em dias de feira chegavam pessoas de toda a parte do antigo sertão sanjoanense, trazendo suas mercadorias nos lombos de animais, carros de bois e carroças para abastecer a região. O Barracão finalizou as atividades de feira, dando lugar a um espaço cultural e geração de trabalho e renda”.
Na época em que o Barracão foi construido, São Francisco era distrito de São João da Barra, de 173 anos, na região norte do Estado do Rio de Janeiro. Com o desmembramento, em 18 de janeiro de 1995, Gargaú passou a pertencer ao novo município que ocupa uma área de de 1.117km², tornando-se o segundo maiordo estado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.