Secretário Fabrício Noronha e ministra Margareth Menezes receberam obras de artistas sãofranciscanos Foto Ascom/Divulgação

São Francisco de Itabapoana – “Um significativo intercâmbio cultural, reunindo vários entusiastas e figuras relevantes do setor”. Com estas palavras o secretário de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana (RJ), Robson Santana, resume o I Encontro Nacional de Gestores de Cultura (ENGCult), realizado neste início de semana no teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, a quem Santana entregou um quadro do artista plástico sãofranciscano Uellington Soares, intitulado "Trabalhador Rural: Rancador de Mandioca", com objetivo de elevar parcela da cultura municipal à relevância nacional.
“Isso evidencia o destaque e incentivo dado à área cultural pela prefeita Francimara Barbosa Lemos; o encontro foi um marco para o fortalecimento, a valorização e a abertura de diálogo”, avalia o secretário, que estava acompanhado de integrantes do Departamento de Cultura (Depac).
Anfitrião do evento, o secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, também recebeu uma obra com a marca de São Francisco de Itabapoana (intitulada "Barracão de Gargaú"), durante a Conferência Estadual de Cultura, realizada em paralelo ao ENGCult.
A tela retrata o período em que o espaço funciona como entreposto da região, sendo atualmente um equipamento cultural do município. Entre as autoridades presentes no Encontro estavam ainda a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia; governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; e a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Segundo a organização do evento, cerca de mil inscritos de todos os estados brasileiros se inscreveram para participar de palestras, minicursos, debates e encontros temáticos. Em postagem da Assessoria de Comunicação (Ascom) no site da prefeitura, Robson Santana destaca a necessidade da articulação em rede para o avanço das pautas.
As conquistas para a área cultural desde a implementação da Lei Aldir Blanc, da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional de Fomento Cultural Aldir Blanc e a recriação do Ministério da Cultura (MinC) também são realçadas pelo secretário.
O I ENGCult foi realizado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados; foram parceiros a Secretaria da Cultura do Espírito Santo, Unesco no Brasil e várias outras instituições.