Reunião aconteceu sexta-feira, entre equipe do Cidennf e o ministro de Agricultura, Carlos Fávaro Foto Divulgação

São Francisco de Itabapoana – A recuperação das estradas vicinais está entre as prioridades da prefeita Francimara Barbosa Lemos. Além de buscar facilitar o escoamento da produção agrícola, a motivação é desenvolver o turismo rural, proposta que deverá ser facilitada a partir de iniciativa do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) junto ao governo federal.
Na última sexta-feira (11), uma equipe do Cidennf participou de reunião com o Ministro da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa-RJ), Carlos Fávaro, na Superintendência do ministério, no Rio de Janeiro, demandando sobre fortalecimento do projeto agropecuário "Patrulha Agro Cidennf".
A pauta tratou de investimentos em infraestrutura, que reforça a proposta de São Francisco e dos demais municípios consorciados de recuperar as estradas que desempenham um papel fundamental no escoamento da produção agropecuária.
O superintendente Regional Agnaldo Silva também participou dão encontro, cuja pauta abordou as oportunidades de captação de recursos visando a potencialização do funcionamento e a expansão do "Patrulha Agro Cidennf".
Na opinião do coordenador de gestão do Agro do Cidennf, Edson Faes, a obtenção de recursos desempenha um papel essencial para assegurar a execução do projeto Patrulha Agro Cidennf: “A restauração das estradas vicinais é um pilar fundamental para impulsionar o progresso das atividades agropecuárias em nossa região", destaca.
À Superintendência do Mapa-RJ e ao ministro Fávaro foram relatadas as contribuições e impactos das diversas frentes em que o Cidennf atua. O secretário de Agricultura de São Francisco, Enaldo Barreto, classifica como importante e oportuna a iniciativa do consórcio.
“No caso particular de São Francisco de Itabapoana, embora a prefeitura venha investindo na recuperação das estradas vicinais, há ainda muito que fazer”, aponta Barreto exemplificando que (envolvendo também trecho de Campos dos Goytacazes) são mais de dois mil quilômetros de “estrada de terra batida”.
O município já tem traços fortes no mapa turístico do interior fluminense e trabalha no investimento em projetos voltados para o turismo rural: “Com certeza, os produtores rurais estarão sendo bastante beneficiados através Patrulha Agro Cidennf, além do que o município já proporciona”, pontua o secretário.
Não apenas para escoamento da produção o agricultor depende de estradas decentes, mas, também, porque ele é ator principal para desenvolvimento do turismo rural, que envolve inúmeros produtos, como hortaliças, batata doce, ovos, abacaxi, mandioca, farinha, goiabada, abóbora, melancia, inhame, maracujá e quiabo.
FESTIVAL - Barreto relata que no mês de julho, acontece o Festival do Maracujá: “Trata-se de um dos mais tradicionais eventos do calendário oficial do município; há ainda, entre as delícias vendidas nas barraquinhas da beira de estrada do interior, as tapiocas fabricadas pelas tradicionais bolandeiras; tudo isso está inserido no turismo rural”.
Outra linha destacada é a produção artesanal de queijo e mel nas propriedades rurais: “Nosso potencial natural para a fruticultura e outros produtos da terra é realmente bastante significativo”, reforça Enaldo Barreto enfatizando que o município é o principal produtor de aimpim do Estado: “Sem dúvida, a Patrulha Agro Cidennf é bem vinda”.
O Cidennf é presidido pela prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco e é formado também pelos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São João da Barra e Varre-Sai.