Júnior Junqueira já participou de uma videoconferência com representantes dos municípios envolvidos no projeto Foto Ascom/Divulgação
Criação de Geoparque Global envolve 15 municípios do Norte/Noroeste e Unesco
Expectativa é que São Francisco ganhe visibilidade e atraia visitantes em busca de experiências
São Francisco de Itabapoana - Projeto de criação de um Geoparque Global no Estado do Rio de Janeiro envolve a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e 15 municípios do Norte/Noroeste Fluminense; um deles é São Francisco de Itabapoana.
São Francisco tem participado das discussões através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur). O secretário Júnior Junqueira participou, na última semana, de uma videoconferência com representantes dos municípios envolvidos, entre eles Campos dos Goytacazes e Quissamã.
“A iniciativa vai ao encontro do compromisso da prefeita Francimara Barbosa Lemos em valorizar e preservar nossas potencialidades”, diz Junqueira explicando: “Através do geoparque, vamos combinar conservação da nossa história e diversidade geológica, educação e crescimento comunitário”.
O secretário estava acompanhado do assessor técnico da SecTur, Charles Siqueira; um dos temas abordados no encontro foi a participação das cidades na ABAV Expo, feira de turismo que será realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens na cidade do Rio de Janeiro, entre 27 e 29 de setembro.
A criação de um Ponto de Atendimento Turístico também já está definida; com implantação no portal de entrada da cidade estampando material informativo; segundo Junqueira. O espaço foi requisitado pela Unesco, que possui 195 geoparques no mundo, sendo cinco no Brasil.
Com a iniciativa, a expectativa é que seja aumentada a visibilidade do município e atraia visitantes em busca de experiências autênticas e educativas, movimentando a economia local e, ao mesmo tempo, promovendo a preservação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.