Após a prisão em flagrante, os agentes conduziram o agressor à 147ª Delegacia de Polícia Foto Ascom/Divulgação

São Francisco de Itabapoana – A prática de violência contra mulheres está no foto das autoridades de São Francisco de Itabapoana (RJ), por meio da Ronda Maria da Penha (RMP). A atenção está redobrada e no final da semana um homem de 35 anos foi preso em flagrante em Santa Clara, após ter sido denunciado à unidade.
A denúncia foi feita por meio do telefone (22) 99797-6034, que funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. Ao tomar conhecimento do caso de violência doméstica, a Ronda solicitou suporte da Polícia Militar.
Os agentes foram até a residência e conduziram a vítima de 29 anos, o agressor, os dois filhos do casal e uma testemunha até a 147ª Delegacia de Polícia, na área central de São Francisco. Após os depoimentos, o homem foi preso em flagrante.
A comandante da RMP, guarda civil municipal Panisset, detalha que a vítima relatou, inclusive com provas, seis anos de violências psicológicas, morais e patrimoniais, que resultaram em sequelas severas, como depressão e duas tentativas de suicídio.
“Infelizmente, muitas mulheres não têm noção que atitudes como essas também são violências”, observa a comandante afirmando: “A campanha Setembro Amarelo nos chama atenção para isso; esta é a primeira prisão em flagrante realizada pelo projeto, implantado em março pela prefeita Francimara Barbosa Lemos”.
Segundo Panisset, o agressor foi liberado após pagar fiança, mas precisará cumprir medidas protetivas deferidas pela Justiça que serão acompanhadas pela Ronda: “Em caso de descumprimento, o agressor poderá cumprir pena de quatro a seis anos de prisão”, adverte a comandante.
“Toda mulher vítima de algum tipo de violência em São Francisco de Itabapoana deve denunciar”, orienta Panisset reforçando que a denúncia deve ser feita através dos telefones 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 (PM) ou pessoalmente na 147ª DP.