Enaldo Barreto e Daniel Abílio estiveram com Gabriela Riter em julho encaminhando reivindicações Foto Secom/Divulgação
Município solicita e DER deve começar a dar melhor tratamento a estradas esta semana
Articulações tiveram início em julho, por determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos
São Francisco de Itabapoana – Melhor tratamento para rodovias estaduais que cortam o município está sendo defendido pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (RJ). Para tanto, a prefeita Francimara Barbosa Lemos vem tentando articular providências junto ao governo estadual.
Na última sexta-feira (25), o Secretário de Governo, Jairo Batista, se reuniu com a chefe da 3ª Residência de Obras e Conservação (ROC), Gabriela Riter, na sede regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), em Campos dos Goytacazes.
Batista afirmou nessa segunda-feira (28) que, com base em orientação da prefeita Francimara, solicitou ações de limpeza nas pistas e acostamentos, como também melhoria nas sinalizações, no trecho da RJ 224, entre o Centro da Cidade e Praça João Pessoa, e na RJ 204, principal acesso ao Parque de Exposições Raul Henriques Lemos.
REUNIÃO EM JULHO - A justificativa do secretário foi que as vias são importantes para o escoamento da produção agrícola, sobretudo no período da safra de cana-de-açúcar, “além de absorverem grande fluxo de veículos durante o 38ª Exposição Agropecuária, que será realizada de 14 a 17 de setembro”.
Segundo Batista, “a responsável pelo DER-RJ sinalizou positivamente para a realização das intervenções, que estão previstas para começar nesta semana”. Em julho, o Secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, teve encontro na ROC com Gabriela Riter para solicitar uma série de intervenções na RJ-224, com proposta de aumentar a segurança na estrada.
Barreto justificou que a iniciativa havia partido de Francimara, em decorrência do grande número de acidentes na RJ-224, alguns envolvendo caminhões de cana: “Discutimos o acesso à Usina Canabrava por entendermos que apenas o quebra-molas não é suficiente, já que o trecho tem uma curva, além de ser numa descida”, argumentou o secretário.
Outro fator ressaltado por Barreto foi que os caminhoneiros realizam manobras arriscadas para acessar a usina devido à falta de opção: “Solicitamos um estudo técnico com urgência e recebemos a informação de que o DER está fazendo um levantamento técnico”, pontuou.
O secretário estava acompanhado do subsecretário, Daniel Abílio e também solicitou a instalação de sinalização no trevo de Imburi de Barra, que dá acesso a Praça João Pessoa, onde existe uma curva perigosa.
Outras reivindicações encaminhadas foram redutores de velocidade no perímetro urbano de Ladeira das Pedras; melhoraria na limpeza do acostamento e na iluminação na divisa com o Espírito Santo; e manutenção periódica em relação às placas de sinalização que estão encobertas pela vegetação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.