Luciano Rodrigues (centro) recebeu 18 litros de detergente, em troca do material entregue Foto Ascom/Divulgação
Projeto Óleo Legal compensa dono de quiosque com 18 litros de detergente
Comerciante deixou 35 litros de óleo de cozinha usado na Secretaria de Meio Ambiente
São Francisco de Itabapoana - Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (RJ), o projeto Óleo Legal tem gerado resultados satisfatórios. Para cada dois litros do produto de cozinha usado, o doador recebe um vidro de detergente.
Neste início de semana, o proprietário de um quiosque na praia de Manguinhos (Luciano Rodrigues) entregou 35 litros de óleo de cozinha usado na sede da Sema, localizada ao lado da agência do banco Itaú, no Centro de São Francisco; em troca, ele recebeu 18 litros de detergente.
A secretária Luciana Soffiati comenta que exemplos como este são importantes para incentivar toda a população a participar do projeto: “O Óleo Legal contribui com a preservação ambiental, já que evita a contaminação do solo e da água”. A Sema encaminha o material para uma empresa especializada, que realiza o tratamento do resíduo.
Outros pontos de coleta, além da Sema, são Escola Irmãos em Cristo; Escola Municipal Domingos Santos, em Ponto de Cacimbas; Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba; e Colégio Estadual Ana Nunes, em Barra do Itabapoana. O material precisa estar depositado em garrafa pet, sem adição de água ou restos alimentares.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.