Edinete pontua que, além das atividades recreativas, os idosos têm diversos serviços à disposição Foto Divulgação
Pessoas idosas têm acolhimento digno através do Centro de Convivência
Programa do governo municipal atende cerca de 670 idosos cadastrados, oferecendo diversas atividades
São Francisco de Itabapoana - Um espaço de acolhimento, cuidado e alegria para os idosos do município. É como está sendo definido o Centro de Convivência da Pessoa Idosa de São Francisco de Itabapoana (RJ), que além de atividades culturais, esportivas e de lazer, promove saúde, inclusão e dignidade para quem tanto contribuiu com a cidade.
No início da semana a prefeita Yara Cinthia visitou a unidade e tomou conhecimento de que, atualmente, o programa atende cerca de 670 idosos cadastrados, com uma programação semanal que contempla diferentes localidades: “A cada dia da semana, um grupo é transportado gratuitamente em ônibus cedido pela prefeitura, participa das atividades e ainda recebe alimentação”, relata a coordenadora do serviço de convivência da pessoa idosa, Edinete Neves.
São cerca de 85 refeições gratuitas por dia. Antes das atividades, todos são acolhidos com um almoço nutritivo e balanceado. Yara Cinthia destaca a importância do programa: "É uma alegria ver nossos idosos tão ativos, felizes e participativos. Eles são uma verdadeira inspiração para todos nós".
Edinete Neves resume a programação semanal: “Segunda-feira - Grupo de Barra do Itabapoana; terça - Praça João Pessoa; quarta - Centro, Estreito, Imburi e demais localidades próximas; quinta - Gargaú, Santa Clara e outras comunidades do entorno. Além das atividades recreativas, o Centro de Convivência oferece uma série de serviços”, ratifica.
“Os inscritos têm à disposição atendimento com médico geriatra; nutricionista, educador físico e massoterapeuta; serviços de manicure, cabeleireiro e barbeiro; Projeto ABC, que promove a alfabetização de idosos”, pontua a coordenadora, comentando: "Cada sorriso, cada conquista deles é o nosso combustível”.
Os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de casa, onde serão avaliados e encaminhados para o Centro de Convivência. “Com ações como essa, a nova gestão reafirma seu compromisso com a valorização da pessoa idosa, garantindo espaços de convivência, bem-estar e cuidado”, enfatiza a prefeita.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.