Os cardápios são preparados, diariamente, com utilização de alimentos in natura ou minimamente processados Foto Divulgação
Educação diversifica a merenda escolar com três refeições diariamente
Cardápio é planejado por nutricionistas para assegurar o equilíbrio dos nutrientes, respeitando hábitos regionais
São Francisco de Itabapoana - Café da manhã, almoço e lanche da tarde, cuidadosamente planejadas pela equipe de nutrição da Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia. As três refeições compõem a merenda escolar servida, diariamente, na rede municipal de ensino em São Francisco de Itabapoana (RJ).
A nutricionista responsável técnica da Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia, Juliana Barreto Nunes Cardoso, afirma que os alunos contam diariamente com uma merenda escolar saudável, nutritiva e preparada com cuidado: “Em todas as escolas, são servidas três refeições por dia, cuidadosamente planejadas pela equipe de nutrição da secretaria”, ratifica.
Segundo Juliana, a elaboração do cardápio segue criteriosamente as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e conta com a participação de toda a equipe de nutrição da secretaria: “Os cardápios são baseados em alimentos in natura ou minimamente processados, atendendo às necessidades nutricionais dos alunos e respeitando a cultura alimentar da população”.
Seguindo normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), alimentos com adição de açúcar, como achocolatados, foram retirados do cardápio. Na opinião do secretário, Gustavo Terra, a alimentação escolar tem papel fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes e na garantia de uma educação de qualidade.
“O cardápio é planejado por nutricionistas para assegurar o equilíbrio dos nutrientes, respeitando hábitos regionais e incentivando práticas alimentares saudáveis desde cedo”, frisa Gustavo comentando: “Mais do que matar a fome, a merenda escolar promove saúde, bem-estar e contribui diretamente para o aprendizado”.
O secretário entende que uma boa alimentação proporciona mais energia, concentração e disposição para as aulas e atividades: “O PNAE é um importante instrumento de segurança alimentar e nutricional. Ele fortalece também a agricultura familiar, ao priorizar a compra de alimentos produzidos pelos nossos agricultores locais”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.