A reunião tratou dos relatórios do último Parlamento Juvenil e dos projetos de lei elaborados pelos alunos.Divulgação

O deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos), que é o novo responsável pelo Parlamento Juvenil da Alerj, (composto por jovens da rede estadual de ensino), realizou nesta terça-feira (4), uma reunião com a nova secretária de Educação do Estado (Seeduc), a professora Roberta Barreto e o novo gestor do projeto, Alessandro Santos.
Na pauta, estavam a entrega dos relatórios do último Parlamento Juvenil e dos projetos de lei elaborados pelos alunos. Uma nova reunião foi marcada para a apresentação do calendário para as eleições para o 1° e 2º turnos do parlamento.
Librelon, destacou que a nova direção do Parlamento Juvenil pretende uma aproximação com todos os deputados do projeto.
"Esse é um pedido do nosso presidente Bacellar e que vamos colocar em prática. Queremos trazer os deputados para perto do Parlamento Juvenil, independente da questão partidária. Temos muitas ideias para colocar em prática e chegamos com muita vontade de trabalhar", pontuou.
Roberta Barreto, secretária de educação, chamou atenção para o grande desafio da escola pública e a importância do projeto para a comunidade escolar.
"O Parlamento Juvenil demonstra todas as estratégias da sociedade democrática de Direito, para termos uma sociedade mais justa e igualitária. Eu acho que é uma oportunidade ímpar e que as unidades escolares devem aproveitar a construção conjunta desse acesso a nossa democracia. A Seeduc estará trabalhando em regime de colaboração, e de forma conjunta construindo todos os protocolos necessários para que não só o pleito seja um sucesso, mas também a permanência dos alunos no Parlamento Juvenil seja proveitosa", atentou.
De acordo com Alessandro Santos, o Parlamento Juvenil é uma parceria entre a Alerj e a Seeduc que faz todo o processo de eleição.
"Eles (Seeduc), apresentam um calendário para a gente e a partir daí, nós estabelecemos
as datas de realização das capacitações e do evento na Alerj", afirmou o gestor do projeto.
Ele disse ainda que Librelon ao assumir o Parlamento Juvenil, trouxe sugestões para colocar em prática ao longo do ano.
"O deputado sugeriu realizarmos novas edições durante o ano, inserir visitas aos municípios mesmo fora dos períodos eleitorais, além de dar uma maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos alunos no Parlamento Juvenil", destacou Santos.