São Gonçalo: Descentralização do atendimento agiliza tratamento nas unidades de pronto atendimento Divulgação
São Gonçalo recebe prêmio por implantação da transfusão de sangue nas UMPAs
Descentralização do atendimento agiliza tratamento nas unidades de pronto atendimento
São Gonçalo - A implantação da transfusão de sangue nas Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) de Santa Luzia, Pacheco e Nova Cidade, em São Gonçalo, já rendeu bons frutos. Em apenas seis meses, o serviço receberá o “Prêmio Melhores do Ano – Prima Qualitá Saúde 2025”, na próxima sexta-feira (28), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito, em reconhecimento à melhoria dos fluxos de urgência e emergência e à humanização do cuidado.
Antes da implantação da transfusão de sangue nas Umpas, os pacientes eram encaminhados ao Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto, o que exigia o deslocamento por ambulância e aumentava o tempo de espera para o início do procedimento. Com a realização nas Umpas, o atendimento tornou-se mais rápido, seguro e resolutivo, também liberando mais leitos para outras urgências no PSC, que ficava sobrecarregado antes da mudança.
O Hemonúcleo de São Gonçalo é o responsável pelo fornecimento e monitoramento do material hemoterápico. Todas as equipes das três Umpas receberam capacitação específica. “Mostramos, com mais esse serviço e reconhecimento através do prêmio, que primamos pela eficiência e compromisso com o cuidado humanizado. A gestão do prefeito Capitão Nelson reforça o compromisso do município em ampliar o acesso e qualificar, cada vez mais, os serviços oferecidos à população”, destacou o secretário de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, Gabriel Mello.
A experiência exitosa já tinha sido mostrada, no fim do mês passado, no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2025) em São Paulo, que é o maior e mais importante evento da área na América Latina do setor, reunindo profissionais, pesquisadores e instituições de referência nacional e internacional. O congresso tem como objetivo compartilhar avanços científicos, experiências práticas e inovações que contribuam para a excelência da assistência e da gestão nos serviços de hemoterapia e hematologia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.