Através do Programa de Controle do Tabagismo, governo sanjoanense inicia campanha nesta terça Foto Ilustração/Secom

São João da Barra - C considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma epidemia generalizada, o tabagismo é responsável pela morte de cinco milhões de pessoas no mundo, dos quais 200 mil só no Brasil. Quem convive com fumante também sofre as conseqüências; a fumaça é a terceira maior causa de morte em nível mundial, atrás apenas do ativo e do consumo excessivo de álcool.
Os dados da OMS se estendem ao alerta de que o fumo está associado a doenças crônicas e contribui para tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras enfermidades.
Embora possa parecer insignificante, o governo de São João da Barra, ao norte do Estado do Rio de Janeiro (RJ), busca contribuir para a redução do índice de fumantes no planeta, antecipando o engajamento na campanha pelo Dia Mundial Sem Tabaco, (a ser celebrada oficialmente no dia 31 de maio), sob o tema “Precisamos de comida, não de tabaco”.
A iniciativa em São João da Barra acontece por meio da Secretaria de Saúde, através da coordenadoria do Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT); tem início nesta terça-feira (16), na unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) da localidade de Carrapicho, às 14h, com palestras da coordenadora do programa, Edilamar Caldas, e de Luziane Ambrósio, da Atenção Básica.
“Os profissionais das unidades que estiverem no momento da palestra também poderão participar com alguma orientação”, desta Edilamar; ela pontua que o Programa de Controle do Tabagismo funciona desde 2009 no município com uma equipe técnica que faz todo acompanhamento do tratamento dos pacientes.
“Quem desejar participar deve ir à Policlínica Municipal ou em uma das unidades de saúde e marcar a consulta”, orienta a coordenadora, em postagem da Secretaria de Comunicação (Secom) no portal da prefeitura. A programação segue dia 19 na ESF Grussaí Lagoa, 9h; 24, Palacete, 13h; 25, Grussaí Lagoa, 10h e 13h30; 29, Atafona, 9h; 30, Sede, 9h; e 31, Policlínica Municipal, 10h.