A vacinação teve início nesta segunda-feira, da mesma forma que o recadastramento de animais Foto Divulgação

São João da Barra – A partir desta segunda-feira (19) até o dia 31, a Secretaria de Agricultura de São João da Barra (RJ) realiza campanha de vacinação gratuita contra manqueira, botulismo, tétano e raiva nos bovinos. A iniciativa vale para produtores rurais que possuem no máximo 170 cabeças.
No mesmo período, acontece a atualização obrigatória do cadastro do rebanho e de outras espécies de interesse agropecuário. A secretária Fabiana dos Santos Silva pontua que a finalidade é regularizar as informações dos rebanhos, essenciais para o controle sanitário e a prevenção de doenças.
Fabiana destaca que a iniciativa é importante e contribui para agilizar o serviço que já vem sendo feito na sede do Núcleo de Defesa Agropecuária, no vizinho município de Campos dos Goytacazes, localizada na Rua Visconde de Inhaúma, 102, Parque Tamandaré.
A regularização pode ser feita, também, no Posto de Defesa Agropecuária, que funciona na Secretaria Municipal de Agricultura, na Rua São Benedito, 173, sede do município; na subprefeitura, em Sabonete. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
MANTER CONTROLE - Segundo a secretária, a vacinação destinada aos bovinos a partir de três meses de idade será realizada por duas equipes de vacinadores, sendo, uma no quinto distrito, em direção à sede do município e outra da sede em direção ao quinto distrito.
“A meta é vacinar cerca de seis mil animais e o agendamento será feito pelos próprios vacinadores junto aos produtores, mas isso não impede que façam contato com a secretaria para mais informações”, orienta Fabiana explicando que clostridioses são um grupo de doenças, incluindo a manqueira, que é endêmica.
A proposta é manter o controle através da vacinação: “Dessa forma estaremos prevenindo essas doenças que possuem alta taxa de mortalidade e evitando prejuízo econômico para o produtor”, ressalta a secretária.