A reunião com o secretário de Estado da Polícia Militar aconteceu na última terça-feira, no Rio Foto Divulgação

São João da Barra – Segurança pública é uma das preocupações do governo de São João da Barra (RJ), que busca alternativas reforçadas terça-feira (13), por iniciativa do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). A demanda foi discutida com o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, no Rio de Janeiro.
Além do presidente do Cidennf/prefeito de Italva, Leonardo Orato Rangel (Léo Pelanca), representantes de vários municípios integrantes do consórcio participaram. Entre as pautas, foi tratado do aumento do efetivo policial militar e criação de uma câmara técnica.
Por São João da Barra, o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, representou a prefeita Carla Caputi: “Ficou definido que o aumento do efetivo acontecerá mediante a conclusão de duas turmas que estão em andamento no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap)”, informa.
Campinho aponta ainda que militares serão enviados aos batalhões do interior, onde existe a carência: “Um oficial para representar a Secretaria de Estado de Polícia Militar no Cidennf, com poder de decisão para atuar, e a proposta, por parte do consórcio, da criação da câmara técnica para discutir e buscar avanços para a segurança da região também constaram da pauta”.
O secretário explica que a câmara técnica terá como membros integrantes de outras instituições, como Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil: Participaram da reunião, além de Campinho e Léo Pelanca, os prefeitos de, José William (São Fidelis); Lauro Fabri (Varre-Sai); vice-prefeito de Macaé, Fabiano Paschoal.
INICIATIVAS - Léo Pelanca adianta que outra reunião será agendada em breve com o objetivo de consolidar a fundação dessa câmara. Através da Secretaria Municipal de Segurança, o governo de São João da Barra já desenvolve várias frentes, envolvendo Guarda Civil Municipal (GCM) e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
De acordo com Campinho, a secretaria também atua em conjunto com a Polícia Militar e outras forças de segurança. A GCM faz patrulhamento, monitoramento de áreas, fiscalização ambiental e combate a crimes ambientais. Já o Ciosp atua 24 horas por dia, em parceria com as bases integradas de segurança, em caso de emergência.
No último dia seis, Campinho participou, nos Arcos da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, da entrega de duas viaturas semiblindadas, pelo governador Cláudio Castro, para trabalho voltado à segurança pública, pela PM, em São João da Barra. Equipadas com rádio, os veículos ficarão disponíveis para atuar no município.
"O 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), do qual São João da Barra está na área de cobertura, recebeu oito viaturas, sendo que duas serão destinadas ao nosso município”, assinala o secretário destacando: “Isso representa um grande reforço no trabalho da Polícia Militar. Importante ressaltar que nessa remessa vieram picapes Fiat Titano, utilizadas como patamo.
Quando vierem outras viaturas, também estaremos recebendo".