Dioni Miranda foi recebido com festa em Atafona e já se prepara para os próximos desafios Foto Divulgação
Sanjoanense é 18º de 600 brasileiros, em maratona mundial nos Estados Unidos
Maratonista participou da competição, por meio da lei municipal de incentivo ao esporte
São João da Barra – Atingindo sua melhor marca pessoal (duas horas, 42 minutos e 41 segundos), o maratonista sanjoannse Dioni Miranda acaba de se destacar na 18ª posição, dos cerca de 600 brasileiros que disputaram a Maratona de Boston, nos Estados Unidos. Aconteceu no dia 21 de abril e, entre 30 mil corredores de todo o mundo, o atleta de São João da Barra foi o 1.080º no ranking.
“Fiz questão de levar a bandeira do nosso município. Sou sanjoanense raiz, bairrista, e quis levantar nossa bandeira e colocar São João da Barra na Maratona de Boston pela primeira vez”, comenta Miranda reconhecendo que o apoio do governo municipal foi fundamental para a realização do seu sonho.
“A ajuda de custo teve um papel essencial. Essa lei é um estímulo poderoso para que outros atletas também consigam representar nossa cidade no Brasil afora e até no exterior, como foi o meu caso”, enfatiza o maratonista ressaltando que “a preparação para a prova foi intensa e meticulosamente planejada”.
O atleta revela que é professor de educação física, treinador e desenha sozinho o ciclo de treinos, chegando a rodar até 150 quilômetros por semana: “Não falhei um treino sequer. Tive consistência, uma alimentação equilibrada e descanso adequado. Isso fez toda a diferença para conseguir esse resultado”.
Segundo Miranda, o percurso da prova teve muitas subidas e descidas; mas não o intimidou: “Foi uma prova muito encaixada. Em nenhum momento eu sabia minha colocação, só sabia que estava vivendo algo especial. A torcida, o hino nacional dos EUA na largada, os caças passando, tudo foi emocionante. Se tivesse mais 10 quilômetros eu faria feliz da vida".
APOIO MUNICIPAL - O sanjoanense avalia que o resultado simboliza um avanço importante na sua carreira: “Cada recorde é como um cadeado que se abre. Isso me mostra que estou no caminho certo e que posso chegar ainda mais longe. Meu objetivo agora é continuar crescendo, representando São João da Barra em maratonas nacionais e internacionais”.
O próximo foco de Miranda é a Maratona do Rio de Janeiro, em junho, o Desafio Cidade Maravilhosa; também disputará a Maratona de Assunção, no Paraguai, em agosto: “A corrida me desafiou. Sou movido a desafios, e é isso que me motiva a seguir em frente. Não basta sonhar, tem que suar. O momento chega para quem não desiste”.
Um dos incentivadores de Dioni Miranda, o secretário municipal de Esportes, Edivaldo Machado, comemora o resultado obtido pelo maratonista: “Muito gratificante saber que nossos atletas podem alcançar resultados tão importantes e que através da lei de incentivo ao esporte o município pode contribuir para que eles possam chegar ainda mais longe. O nome de São João da Barra é elevado”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.