Aferição de pressão arterial faz parte da campanha, visando antecipar se a pessoa é hipertensa Foto Divulgação

São João da Barra – O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26) será marcado com antecedência em São João da Barra (RJ). Nesta sexta-feira (25) haverá uma caminhada e ações de saúde, das 8h30 às 11h, no Jardim da Oração (Avenida Genecy Mendonça), no Centro de Práticas Integrativas. O objetivo é conscientizar sobre os riscos de uma das principais causas de doenças cardiovasculares no Brasil.
A iniciativa é do governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e as atividades fazem parte do programa Hiperdia. Durante o período, estarão à disposição aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar; além de caminhada em grupo, com base no tema da campanha - “Menos Pressão, Mais Ação”.
Coordenadora do Hiperdia, Cátia Assis destaca a importância da mobilização desta sexta-feira, no município: “Conhecida como ‘doença silenciosa’, a hipertensão é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e pode levar a complicações graves, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC)”.
“Convidamos toda a comunidade a participar desse importante momento, reforçando que a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável e de qualidade”, realça a coordenadora. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão tem atacado também crianças e adolescentes.
Os dados apontam que, cada vez mais o público jovem tem apresentado alteração na pressão arterial, e não apenas adultos e idosos. No caso do Brasil há estimativa de que a prevalência de hipertensos na população pediátrica varia de 3% a 15%.
A orientação é que, preliminarmente, o diagnóstico deve ser avaliado pelo pediatra através do método simples de aferição da pressão arterial; procedimento que poderá ser feito durante a programação da Secretaria de Saúde de São João da Barra nesta sexta-feira, no Centro de Práticas Interativas.