A Marinha do Brasil prevê ondas de até três metros de altura, na região litorânea fluminense Foto Divulgação

Campos – A possibilidade de temporal causado por frente fria, com deslocamento previsto para o sudeste brasileiro a partir desta sexta-feira (4) até domingo (6), pode gerar chuvas intensas, com acumulados de até 100 milímetros (mm), e ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h) no estado do Rio de Janeiro. Municípios do norte/noroeste fluminense estão de prontidão, através da Defesa Civil.
As previsões partem do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emite alerta laranja, com expectativas de que os volumes de chuvas possam variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, provocando alagamentos, quedas de galhos de árvores, interrupções no sistema de energia, descargas elétricas e deslizamentos de barreiras.
Também há previsão de ressaca na região litorânea fluminense, com ondas de até três metros. Em São João da Barra, o coordenador da Defesa Civil, Marco Antônio Ribeiro da Silva, confirma a previsão; porém, tranqüiliza: “Essa quantidade de chuva não é motivo de preocupação para a população. No entanto, as equipes estarão de prontidão caso aconteça alguma mudança inesperada”.
Marco Antônio ressalta que as atenções se voltam também à previsão de alerta de ressaca emitido pela Marinha, entre Florianópolis e Campos dos Goytacazes, com ondas de até três metros e de vento forte na área oceânica de 50 a 88 km/h. “Apesar dessas previsões não estarem associadas diretamente para São João da Barra, devido à proximidade, vamos permanecer atentos para possíveis intervenções”.
O coordenador da Defesa Civil orienta que os pescadores devem evitar sair com as embarcações ao mar nesse período, e os atletas não praticarem esportes aquáticos: “Em caso de rajada de ventos, não é recomendado procurar abrigo embaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Veículos não devem estacionar nas proximidades de torres transmissão e placas de propaganda”.
Para emergências, a Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição os seguintes números da Defesa Civil: (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e Whatsapp). Ainda na região norte, os governos de São Francisco de Itabapoana, São Fidelis e Cardoso Moreira montaram estratégias. O mesmo acontecendo em Bom Jesus do Itabapoana e Italva, no noroeste.