Areia que invadiu parte da Avenida Atlântica foi removida para a beira-mar, com autorização Inea Foto Secom/Divulgação

São João da Barra – A praia do Açu, no distrito de São João da Barra (RJ) – onde está localizado o maior complexo porto-indústria privado da América Latina -, passou por vários procedimentos, para o Festival Julino, que começa nesta sexta-feira (28) e vai até domingo (30).
Na última terça-feira *25), o governo municipal, por meio das secretarias de Obras e de Meio Ambiente e Serviços Públicos, intensificou as ações de limpeza e iluminação pública nas principais vias da localidade. Para tanto, recebeu autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Com utilização de uma máquina retroescavadeira, foi feita a remoção, para a beira-mar, da areia da praia que invadiu parte da Avenida Atlântica. “Entre outros serviços, o mutirão de limpeza englobou roçada, caiação de meio-fio, remoção de entulhos, além da coleta de resíduos domiciliares”, aponta a Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura.
Também foi realizada manutenção da iluminação pública, dentro de uma programação que já acontece em todo o município. “De acordo com a demanda e a necessidade, a equipe responsável pelo serviço atuou com trocas de lâmpadas, reatores, bases, relés, contactores, para que o ponto de iluminação fosse normalizado”, destaca a Secom.
Duas equipes atuaram no patrolamento da Avenida Atlântica, na manutenção do Terminal Rodoviário e nos banheiros públicos. A programação da festa desta sexta-feira está por conta da Banda Levada Mix (19h), Lamparão Pé de Serra (21h), Trio Forrozão (23h) e Larice Barreto (01h).
Para este sábado (29) estão programados: Torneio de Futevôlei (09). Banda os Piratas (19h), Banda Catukai (21h), Maíza Lima (23h) e Banda Cartão Postal (01h). Já no último dia haverá Torneio de Vôlei (09h), - Rosi Miranda (14h), Quadrilha Mãe Querida (16h), Quadrilha Sonho, Amor e Fantasia (17h), Quadrilha CEPEG (18h), Musical O Sonho do Menino João (19h), Quadrilha Lourenço do Espírito Santo (20h) e Lohan Luz (21h).