Vacinação é considerada melhor alternativa para prevenção e controle de doenças infecciosas Foto Secom/Divulgação

São João da Barra – O Ministério da Saúde investe na divulgação de incentivos á vacinação, como melhor alternativa para a pessoa proteger a si mesma e contribuir para a prevenção e controle de doenças infecciosas em toda a comunidade.
Uma das preocupações é com a multivacinação de crianças e adolescentes em todo o país. São João da Barra (RJ) é um dos municípios que entendem a mensagem e anuncia para este sábado (2) o Dia D da campanha de vacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos.
O atendimento será das 9h às 16h30 nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Sede, Atafona, Grussaí Centro, Grussaí Lagoa, Cajueiro, Barcelos, Campo de Areia, Mato Escuro Açu; e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Quixaba e Palacete.
A atualização da caderneta no município teve início no município no dia 23 de agosto e tem
prazo até 15 de setembro, com atendimento nos dias de semana nas unidades de saúde. A Secretaria de Comunicação (Secom) destaca que ao aderir, São João da Barra segue orientação do Ministério da Saúde.
Em nível nacional, o índice de coberturas vacinais está sendo considerado baixo e a meta é evitar o adoecimento da população e a reintrodução de doenças imunopreveníveis como Poliomielite e Sarampo.
As doses disponíveis no município são: Pentavalente, Poliomielite (VIP e VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela, DTP, HPV (11 a 14 anos) e Meningocócica ACWY (11 a 14 anos).
Crianças e adolescentes devem comparecer à unidade de saúde próxima à sua residência portando a caderneta de vacinação, documento de identificação e estarem acompanhados de pais ou responsáveis.