O Parque de Exposições ocupa uma área de 100 mil metros quadrados, à margem da BR-356 Foto Secom/Divulgação
ExpoBarra com expectativa de 150 mil pessoas nos cinco dias de evento
O governo municipal investe nas adequações do Parque, para receber o público de seis a dez de setembro
São João da Barra – Na contagem regressiva para a realização da ExpoBarra, tradicional na região norte do Estado do Rio de Janeiro, São João da Barra vive a expectativa de estar recebendo cerca de 150 mil pessoas de seis a dez de setembro, no Parque de Exposições e Eventos Manoel Rangel Pessanha.
O espaço está passando por uma série de intervenções para a reabertura. Do cenário musical nacional, estão confirmados os nomes de Aline Barros (dia 6), Dilsinho (7), Diogo Nogueira (8), Lucas Lucco (9) e Mari Fernandez (10); além de shows regionais.
A valorização da vocação agropecuária do município, com uma programação dedicada aos produtores locais, também faz parte do contexto. O Parque de Exposição tem capacidade para receber 60 vendedores ambulantes, 24 food trucks, oito restaurantes, 10 tendas da feira do produtor, em uma área de 100 mil metros quadrados, à margem da BR-356.
Há ainda espaço de exposição de animais, fazendinha, redondel, estandes das secretarias municipais e de expositores, pista de laço, concurso leiteiro, parque de diversões, rodeio, amostra técnicas de animais, rodadas de negócio entre outras atrações.
A obra de infraestrutura teve início no dia 19 de julho, por meio de uma parceria entre a prefeitura e o governo federal. Até a ExpoBarra será concluída a colocação de 21.000 metros quadrados de pavimentação em intertravado da área de shows.
O prazo de execução da obra é de 90 dias; com isso, segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), estão previstos para após o evento plantio de grama, pavimentação de calçada em intertravado no entorno da área gramada e pavimentação de calçada em intertravado na entrada principal de pedestres.
“A Secretaria de Obras e Serviços está realizando, com funcionários próprios, outra frente de trabalho que será concluída antes da ExpoBarra”, pontua a Secom explicando que a empreitada é para reparos elétricos, hidráulicos e de alvenaria, além de pintura geral do prédio já existente no Parque de Exposições.
A Secom também realça que o planejamento da Prefeitura inclui a preocupação com a questão da mobilidade: “As secretarias municipais de Transporte e a de Segurança Pública estão organizando, junto ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), o planejamento do trânsito nos dias do evento”.
A perspectiva resumida pela Secom é de “um esquema de transporte municipal gratuito com horários estendidos em todos os distritos durante os dias da ExpoBarra, além do transporte alternativo e táxis que atendem o município”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.