Embora não haja previsão de ressaca, os pescadores de alto-mar também são alertados Foto Divulgação

São João da Barra - A formação de um ciclone extratropical, associado a uma frente fria, poderá afetar a faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. O alerta é da Marinha do Brasil e a Defesa Civil de São João da Barra (RJ) se mantém em alerta.
Segundo a Marinha, há previsão de ventos de direção Noroeste a Sudoeste e intensidade de até 74 quilômetros por hora, entre a tarde desta sexta-feira (18) e noite de domingo (20).
A Marinha informa com base no Serviço Meteorológico Marinho (SMM), operado por ela: “O SMM elabora e dissemina produtos de previsão e avisos de mau tempo para os navegantes e toda a comunidade marítima brasileira”, assinala.
A Marinha revela ainda que “as informações divulgadas são referentes à METAREA V, como é chamada a área marítima sob responsabilidade do país perante a Organização Meteorológica Mundial”.
Sobre ciclones extratropicais, a Marinha resume que “são fenômenos meteorológicos caracterizados por um centro de baixa pressão atmosférica” e que, associado a esse fenômeno, há a presença de uma frente fria.
O coordenador da Defesa Civil de São João da Barra, Marco Antônio, orienta que, em caso de
rajada de ventos, não é recomendado procurar abrigo embaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas: “Veículos não devem estacionar nas proximidades de torres transmissão e placas de propaganda”.
Marco Antônio, alerta também aos pescadores a tomarem cuidados quando entrarem com os barcos no mar. A Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os números da Defesa Civil: (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e whatsApp).