Atendimentos são de segunda-feira a sexta, das 8h às 17h, na Rua Jorge Moreira da Costa, 16 Foto Secom/Divulgação
Centro de Saúde do Pescador sanjoanense registra mais de 1.350 atendimentos em um ano
"Pescadores da localidade de Atafona não mais precisam se dirigir à sede do município para consultas"
São João da Barra - Implantado com a finalidade de facilitar o acesso da classe pesqueira aos serviços públicos de saúde, o Centro de Saúde do Pescador, anexo à Secretaria de Pesca e Aquicultura de São João da Barra (RJ), em Atafona, registra 1.358 atendimentos em um ano de funcionamento.
O centro é considerado referência para o pescador da localidade, que não mais precisa se dirigir à sede do município para consultas nas especialidades em cardiologia, dermatologia, ortopedia e urologia, além de atendimento com clínico geral.
Durante o período de 12 meses (completados no último dia cinco), a unidade disponibilizou aos pescadores e seus familiares trabalhos preventivos de doenças por meio de palestras e orientações, além de testagens e campanhas de imunização.
O funcionamento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, com atendimentos de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Jorge Moreira da Costa, 16. A Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura orienta que consulta com o clínico geral é feita semanalmente e das demais especialidades médicas uma vez por mês.
A consulta deve ser agendada no local presencialmente. A Secom detalha que, dos 1.358 atendimentos, 703 foram para clínico geral, 133 para cardiologista, 170 para dermatologista, 212 para ortopedista e 154 para urologista.
A prefeita Carla Caputi observa que os pescadores geralmente têm uma rotina incerta de dias e horários de trabalho: “Por isso, o local se tornou uma referência em atendimento facilitando a vida da classe, que passa a receber acolhimento e cuidado de saúde mais próximo de casa”.
Na avaliação da prefeita, a iniciativa tem influenciado bastante para obtenção de uma melhor qualidade de vida da categoria. O secretário de Pesca e Aquicultura, Aluízio Siqueira, adianta que para os próximos meses já estão agendados centenas de atendimentos.
“O agendamento é necessário para organizar o atendimento e a nossa intenção é continuar com esse trabalho que deu certo e está surtindo resultados positivos”, acentua o secretário destacando que os pescadores têm recebido atenção especial do governo sanjoanense.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.