O município é forte em realizações folclóricas, como cantos, cantigas e outras festas populares Foto Secom/Divulgação
O evento é tradicional e coloca o município em destaque no mapa turístico regional, com uma série de apresentações folclóricas e culturais, rodas de conversa, exposição, música, causos e cantigas; é aguardada “uma legião de visitantes”.
A realização é do governo municipal, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo e Lazer e de Educação. Da programação consta também bate-papo sobre a folclorista Anna Augusta Rodrigues, apresentação de Folia de Reis e Jongo, cantiga da Mulinha e do Ceguinho, baterias das escolas de samba.
Outras atrações são quadrilhas juninas, músicas carnavalescas, contação de estórias e lendas e exposição de personalidades “folclóricas” de São João da Barra. Para o dia 20, com início previsto para as 15h, está programado o Festival de Bandas e Fanfarras na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho.
“Esse processo de resgate das tradições populares é primordial para fortalecer a identidade local e mostrar a potencialidade local nos cantos, cantigas e folclore que foi passada por gerações pela oralidade”, avalia o gerente de Cultura Popular da secretaria, Tarcísio Malhardes. Ele acredita que o evento irá superar as expectativas.
“O norte para o trabalho deve focar neste propósito de fomentar as políticas culturais como forma de inclusão”, pontua o secretário de Cultura, Gil Miranda, acentuando que a iniciativa deverá também gerar oportunidade de novos conhecimentos e salvaguardar o patrimônio material e imaterial sanjoanense”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.