Lema foi "Mulheres negras unidas contra o racismo, toda forma de opressão, violência e pelo bem viver" Foto Divulgação
O combate à desigualdade racial teve como lema “Mulheres negras unidas contra o racismo, toda forma de opressão, violência e pelo bem viver”. A coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Cristiane Riscado, liderou as sanjoanenses: "Foi uma experiência importante e nova para algumas das mulheres do nosso município”, comenta.
A coordenadora destaca o apoio da prefeita Carla Caputi e da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Gomes e pontua: “A 9ª Marcha das Mulheres Negras fechou a semana de mobilização pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho, e aconteceu na véspera do Dia Internacional da Mulher Africana”.
Durante o evento, Cristiane manteve encontro com a ministra da Igualdade Racial, Ariele Franco, e com deputadas estaduais e federais do Rio de Janeiro. São João da Barra também participou na sexta-feira (28) da nona reunião da Rede Cidades Antirracistas.
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) sanjoanense, o evento aconteceu em Volta Redonda, no Sul do estado, e discutiu avanço das políticas públicas de combate ao racismo e da promoção da igualdade racial.
Representando o município, participaram a coordenadora de Igualdade Racial, Cristiane Riscado; coordenadora geral da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Christiane Santos; e o diretor do Departamento da Infância e Adolescência, Mayke Lalanga.
A Secom assinala que o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial (Rede de Cidades Antirracistas) está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e também tem parceria com a Unesco: “São João da Barra é um dos 24 municípios do estado que assinaram o pacto”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.