Ao entregar a nova estrutura da unidade de saúde, Carla Caputi anuncia uma praça para breve Foto Secom/Divulgação
A unidade passa a se chamar Posto de Urgência Landa Mendonça e oferece serviço de urgência para o primeiro atendimento, contando com salas de curativos, pequenas cirurgias, hipotermia, repouso com cinco leitos e de mal súbito para pacientes graves que precisam ser estabilizados, comparada a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Com funcionamento 24 horas (dois médicos por plantão, equipe de enfermagem completa, motoristas e socorristas), a unidade tem estrutura para encaminhar o paciente, em caso de mais exames ou continuidade ao tratamento.
Nesses casos, o encaminhamento é feito para o atendimento especializado na Santa Casa de Misericórdia: "É uma alegria essa homenagem a Landa, um exemplo de funcionária a ser seguida", justifica Carla Caputi adiantando que em breve estará inaugurando uma praça na localidade.
- Além do Posto de Urgência, já entregamos a reforma do campo de futebol e a cobertura da quadra. As obras da praça já começaram e estamos finalizando o estudo de drenagem de várias áreas no quinto distrito para dar início à licitação – informa a prefeita.
COMPARADA A UTI - Segundo a secretária de Saúde, Arleny Valdés, a sala para pacientes graves se compara a uma UTI pelos equipamentos disponibilizados: "Além disso, a unidade conta com uma ambulância UTI 24 horas para atendimento de livre demanda da população, acidentes ou socorro de pacientes em casa, dentro do território do Açu”.
A Secretaria de Comunicação (Secom) assinala que a homenageada, Landa Maria Mendonça, foi servidora municipal e administradora do Posto de Urgência do Açu, tendo falecido no dia 1° de março de 2022. Várias autoridades e familiares da homenageada participaram do evento, além da comunidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.