O concurso foi uma das grandes atrações; aconteceu durante todo o período da exposição Foto Secom/Divulgação
Concurso supera expectativa e reforça potencial da pecuária leiteira sanjoanense
Competição aconteceu durante a ExpoBarra, reunindo 21 vacas das raças Jersey, Girolando e Holandes
São João da Barra – Com premiações que somaram mais de R$ 30 mil, o 1º Concurso Leiteiro Municipal nas categorias Controlada (25 kg e 50 kg) e Livre, realizado na ExpoBarra de quinta-feira (12) até esse domingo (15), último dia da exposição, no Parque de Exposições de São João da Barra (RJ), superou as expectativas.
Participaram 24 vacas das raças Jersey, Girolando e Holandesa, de produtores rurais da sede do município, Pipeiras, Vila da Terra e Barra do Jacaré. O secretário de Agricultura, Carlos Alberto de Sá Viana, avalia que o resultado consolida o potencial leiteiro do município.
“Através deste concurso comprovamos o nosso potencial da pecuária leiteira, bem como o estágio de evolução e o desempenho das raças bovinas”, ressalta Viana observando que foi proporcionado um intercâmbio de ideias, experimentação e informação entre os criadores e os técnicos a fim de introduzir no rebanho reprodutores com capacidade genética comprovada para melhorar ainda mais a produção leiteira.
“Seguimos a orientação da prefeita Carla Caputi”, declara o secretário comentando: “A sensação que fica é a do dever cumprido por, durante todos os dias da exposição, por meio deste concurso, termos fomentado e incentivado a pecuária leiteira, além de promover a valorização do produtor rural local”. Todas as premiações estão divulgadas no site da prefeitura.
Proprietário da vaca vencedora da categoria Controlada - 25 kg, o casal de produtores rurais da Villa da Terra, Jamilton Bento de Azevedo Júnior e Ana Paula Pereira da Silva, revela que há mais de 26 anos atua na pecuária leiteira e essa vitória é a prova que estão no caminho certo: “É a primeira vez que participamos de um concurso leiteiro”, declara Ana Paula.
Outro também participante do concurso pela primeira vez é Ângelo Marcos Ferreira Magalhães Barros; ele é produtor rural da localidade de Palacete e a vaca foi vencedora na categoria Controlada- 50 kg: “Apesar da dificuldade e dos imprevistos no decorrer do concurso, conseguimos superar com a ajuda dos amigos para chegar a essa vitória”.
Já Robson Santos Ribeiro, da sede do município e vencedor da Categoria Livre, já participou de outros eventos do gênero: “Tenho experiência em participação de concurso leiteiro em outras cidades e concorrer na mesma modalidade dentro do município que nasci é um sonho realizado; com a evolução genética, conseguimos aumentar significativamente a produção e temos alcançado bons resultados”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.