A modalidade já foi testada no início do ano em dois embarques pelo Terminal Multicargas Foto Divulgação

São João da Barra - Com serviço regular entre Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, onde está localizado, o Complexo Portuário do Açu, instalado em São João da Barra (limite com Campos dos Goytacazes) acaba de inaugurar uma rota regular de cabotagem com operação para Sal Cisne, realizada pelo Terminal Multicargas (T-MULT).
Trata-se do segundo acordo celebrado com o cliente Refinaria Nacional de Sal, produtora do Sal Cisne, consolidando o modal como alternativa ao transporte de cargas entre as regiões Nordeste e Sudeste. Em fevereiro deste ano aconteceu a primeira movimentação, envolvendo um volume de 70.000 toneladas.
Com isso, o diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu, João Braz, aponta que foi consolidada a estratégia do complexo portuário na exploração da rota marítima no trecho e a recente ampliação do Terminal T-MULT, com mais dois novos armazéns cobertos para cargas especiais: “Neste segundo contrato está sendo considerado um volume estimado de 120.000 toneladas até 2024”.
O diretor avalia que este contrato de longo prazo com a Refinaria reforça uma nova rota para cabotagem de produtos destinados à indústria alimentícia: “A modalidade já foi testada em dois embarques pelo Terminal Multicargas (T-MULT), em fevereiro e junho deste ano”.
João Braz destaca que este contrato está em linha com a meta do Porto do Açu de garantir mais opções desse modal para os clientes em 2024, melhorando ainda mais a conectividade.
A Refinaria Nacional de Sal está no mercado há mais de 70 anos. A logística de cabotagem para transportar o produto do Nordeste para a fábrica instalada na cidade de Cabo Frio, de onde abastece todo o mercado nacional e o exterior, já é utilizada, pontua o gerente de Suprimentos e Logística da empresa, Ricardo Brinchi.
APOSTA EM PARCERIA - “Para a Refinaria Nacional de Sal, a parceria com o Porto do Açu eleva o patamar dos níveis de serviços alinhados com a expectativa da alta direção”, comenta Ricardo Brinchi enfatizando: “Apostamos nesta parceria para ganhos de produtividade e qualidade na cadeia do sal e garantir o nível de excelência esperado pelo grupo”.
A assessoria de imprensa do porto relata que a operação via cabotagem e a armazenagem do produto foram viabilizadas pela quadruplicação da capacidade estática de armazenagem e alfandegária do terminal de cargas do Açu: “O T-MULT é capaz de movimentar granéis sólidos, carga de projeto e break bulk, contêineres e veículos Ro/Ro”.
O Complexo Portuário do Açu está em operação desde 2016, sendo único 100% privado do Brasil; o terminal tem conexão com as principais rodovias nacionais sem qualquer restrição de acesso e atende com waiting time mínimo e alta taxa de produtividade, reduzindo custos de demurrage.
“Desde o início de suas atividades, o terminal teve ramp-up notável, com 45% de crescimento médio anual”, realça a assessoria concluindo: “No total, o T-MULT já movimentou mais de 6 milhões de toneladas. Para 2023, a projeção é de quase dobrar o volume movimentado em relação a 2022, com a operação dos dois novos galpões cobertos, o que levará o T-MULT a um novo recorde anual”.