Na programação, a partir deste sábado até o dia 14, haverá vídeos explicativos sobre o projeto Foto Divulgação
Artesãs são focos principais de mais uma programação do Semana Delas
Iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer é voltada para as artesãs do Projeto Artesanato
São João da Barra – Visando fortalecer o crescimento pessoal e profissional das artesãs do município, o governo de São João da Barra (RJ) oferece oportunidades à categoria para aprimorar as técnicas, expandir conhecimentos e ter acesso a matéria-prima diversificada a um custo reduzido. No contexto, estão também investimentos na visibilidade; uma das iniciativas é o Semana Delas.
O projeto é da Secretaria de Turismo e Lazer; a edição 2025 será aberta neste sábado (8), em celebração ao Dia Internacional da Mulher, e vai até o dia 14, voltada para as artesãs do Projeto Artesanato de São João da Barra.
Da programação constam oficinas, palestras, rodas de conversa e momentos de autocuidados, enfatizando o aperfeiçoamento técnico e profissional, além do bem-estar emocional, criando um ambiente de acolhimento e fortalecimento para todas as participantes.
A coordenadora do projeto, Vânia Pantoja, destaca que o evento representa uma ação importante em vários aspectos: “Além de valorizar a arte, a cultura local e o artesanato como instrumento de desenvolvimento turístico, a Semana Delas está alinhada a importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, pontua.
A Agenda Delas terá, neste sábado: Reflexão e Conscientização; lançamento de vídeo no grupo de WhatsApp, produzido pela artesã Edna Sulamita, com roteiro e apresentação de Gabriela Hintz, edição Márcio Victor Cabral; depoimento de Gleide Gomes, compartilhando sua experiência com a Síndrome de Burnout, alertando sobre a importância do autocuidado e da busca por ajuda antes que o estresse atinja níveis críticos.
Domingo (9): Apoio e Empoderamento, apresentação do Instituto Vasselo Goldini (IVG); vídeo explicativo no grupo de WhatsApp sobre o projeto voltado para as mulheres da Cooperativa Arte Peixe e da Casa do Artesão Sanjoanense; mulheres empreendedoras do IVG oferecerão mentorias individuais para autoconhecimento e empoderamento, durante seis encontros entre março e abril. Toda programação pode ser conferida no portal da prefeitura.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.