O doador precisa ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar boas condições de saúde Foto Divulgação

São João da Barra – O “grito de socorro” do Hemocentro Regional instalado anexo ao Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, volta a ecoar em São João da Barra. A unidade móvel estaciona pela segunda vez, este ano, no município, em busca de doações de sangue.
Nesta quinta-feira (13), a estrutura estará montada no Calçadão Dirceu da Graça Raposo (centro da cidade), ao lado do prédio da prefeitura. De acordo com a Secretaria de Saúde, o cadastro dos doadores será feito das 8h às 15h e os interessados devem apresentar um documento oficial com foto.
A campanha acontece em parceria entre o Instituto Pela Vida - Doando Esperança, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro Regional, com sede em Campos, que é responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais de todo o Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro.
Os profissionais da unidade móvel realizarão também o monitoramento da saúde de interessados que não forem fazer doação. “Serão realizados procedimentos como aferição da pressão arterial, da glicose, do peso e altura e demais condições gerais de saúde”, explica a secretaria.
De acordo com os critérios, o doador precisa ter idade entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 quilos; apresentar boas condições de saúde; estar bem alimentado; e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.
Outras recomendações são não estar com febre, gripe ou resfriado. Ainda, quem tiver apresentado quadro de diarréia recentemente, temporariamente não poderá doar. As mesmas orientações valem para as grávidas e as mulheres no pós-parto.