Na praça em frente à sede do governo municipal foi inaugurado o busto do ex-prefeito ?Dodozinho? Foto Divulgação

São João da Barra – A criação do povoado de São João Batista do Paraíba do Sul, no início do século XVII, seguida, no dia 6 de junho de 1676, marcou o reconhecimento da Vila de São João da Praia elevada à categoria de cidade, após assinatura de decreto pelo imperador Dom Pedro II, no dia 17 de junho de 1850. Este é o resumo da história de São João da Barra, ao norte do estado do Rio de Janeiro.
São 349 anos de fundação da vila, comemorados na última sexta-feira (6) e 175 de cidade, a serem celebrados no próximo dia 17, realçando junho como um dos meses mais marcantes do calendário municipal. A programação começou sexta-feira, na Praça São João Batista, com hasteamento de bandeiras; e inauguração de um busto em homenagem ao ex-prefeito Genecy Mendonça (1918-2014), em frente à sede do governo municipal.
Popularmente conhecido como ‘Dodozinho Mendonça’, o homenageado marcou época administrando o município, conforme destacou a ex-prefeita Carla Machado, atualmente deputada estadual: “Dodozinho foi um grande desbravador, abrindo estradas e impulsionando o crescimento de São João da Barra. Hoje, o quinto distrito abriga o maior empreendimento privado da América Latina (o Porto do Açu), fruto desse legado”.
Várias personalidades prestigiaram a cerimônia. A prefeita Carla Caputi ressaltou as conquistas e o esforço coletivo para o progresso de São João da Barra. “Temos a honra de participar dessa história, de ajudar e transformar a vida desta cidade. Cada um, em sua missão, contribui da melhor forma possível. Hoje, estar à frente do Executivo é uma alegria imensa”.
A prefeita enfatizou que o município continuará crescendo, avançando e se tornando referência como um lugar acolhedor e de paz. Filha do homenageado, Ana Cristina Mendonça também se manifestou: “Estamos eternizando a memória de Dodozinho. Lembro-me dele tomando posse ao lado de Carla Machado e dizendo: ‘Vamos erguer nosso município’. Tenho muito orgulho de ser funcionária pública e de fazer parte dessa história”.
A programação continuou, com um culto, às 19h30, promovido pelo Conselho de Pastores na Praça Jardim da Oração, localizada na rotatória da Avenida Genecy Mendonça. O evento contou com momentos de adoração, louvor e reflexões espirituais, reunindo ministérios, igrejas e pastores locais. No decorrer da semana deverão ser divulgados os atos pelo aniversário da cidade, dia 17.