Os trabalhos apresentados pelas artesãs sanjoanenses em São Paulo chamaram atenção pela originalidade Foto Divulgação

São João da Barra – Os artesãos de São João da Barra (RJ) – que no final da semana apresentaram trabalhos na ExpoCatólica 2025, em São Paulo - passam a contar com novo espaço para expor e comercializar a produção no município, por iniciativa do governo municipal em parceria com a Câmara de Vereadores. Desde o último dia três, a categoria vem expondo as artes no hall do Legislativo.
A iniciativa tem à frente a Secretaria de Turismo e Lazer e as articulações visam fortalecer a geração de renda direta para quem vive do artesanato e também possibilitar aos profissionais a oportunidade de receberem encomendas de quem for participar dos eventos na Câmara Municipal, além de dar maior visibilidade à Casa do Artesão Sanjoanense.
O espaço não é aberto apenas aos produtores de crochê, tricô, costura criativa, bijuterias em escamas de peixes; também são contemplados artesãs dos comestíveis com bolos, donuts, docinhos e outros. A coordenadora do segmento, Vânia Pantoja, avalia que a parceria busca também contribuir, cada vez mais, para valorizar a economia criativa no município.
“De forma consciente e sensível à valorização do que produzem os artesãos, a Câmara cedeu o hall de entrada de sua sede para a exposição e comercialização de produtos artesanais”, destaca ratificando que a ação reforça o compromisso com o fomento à cultura e à economia solidária, reconhecendo o artesanato como patrimônio imaterial e instrumento de desenvolvimento local e turístico.
A coordenadora adianta que os próximos eventos dos quais os artesãos participarão no prédio da Câmara, em julho, são duas conferências: de Saúde, dia 17; e a V de Políticas Públicas para Mulheres (25). “É muito importante a Câmara assumir o papel de gerador de oportunidade, abrindo sempre as portas para a população e empreendedores locais” destaca a presidente do Legislativo, Sônia Pereira.
EXPOCATÓLICA 2025 – Com apoio da Secretaria de Turismo, artesãs do Projeto Artesanato participaram, no final da semana, da maior feira de produtos e serviços católicos da América Latina, a ExpoCatólica 2025, em São Paulo. Fizeram parte do estande da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.
Foram expostas 20 artesãs sanjoanenses no espaço, destacado como uma vitrine para os atrativos turísticos do município fluminense, com destaque para o calendário de festas religiosas, que movimenta a economia e fortalece a identidade cultural do município; além de peças que chamaram atenção pela originalidade, delicadeza e simbolismo.
A coordenadora de Turismo Religioso do Estado do Rio, Natcha Dias, comenta que a participação na ExpoCatólica 2025 reforça o papel do artesanato como elo entre fé, cultura e economia criativa, além de posicionar o município da região norte do estado como uma das referências no turismo religioso.
“São João da Barra chega com força, apresentando o que tem de mais autêntico: um artesanato rico em tradição e criatividade, com peças que carregam história, afeto e a alma dessa terra”, enaltece a coordenadora. As sanjoanenses também visitaram a Mega Artesanal, outro mega evento do setor.