São João de Meriti – Uma Unidade Móvel de Saúde estaciona a partir desta terça-feira (5) na Praça da Matriz, em São João de Meriti, levando serviços gratuitos de mamografia e ultrassonografia para centenas de mulheres meritienses. Os atendimentos no mamógrafo móvel serão disponibilizados de 5 de setembro até 9 de setembro, exceto na quinta-feira 7/9 (feriado), das 8h às 17h. Não há necessidade de agendamento.
Por dia, serão oferecidos 70 exames de mamografia e 60 de ultrassonografia, em quatro modalidades: pélvica, tireoide, transvaginal e mama.
“A saúde dos nossos munícipes é super importante. Temos que ter a prevenção acima de tudo. Estamos com uma equipe completa para levar atendimento de qualidade para muitas mulheres que não têm acesso aos serviços. Não deixem de visitar e usufruir dos atendimentos disponíveis gratuitamente no mamógrafo móvel”, disse a secretária de Saúde, Marcia Lucas.
Para serem atendidas, as pacientes devem levar um documento oficial com foto e o cartão SUS. É necessário apresentar também o pedido médico, mas as pacientes que não o possuírem serão atendidas por um clínico que estará no local.
As mamografias podem ser feitas por mulheres de qualquer idade, mas as ultrassonografias de mama só serão feitas em pessoas acima de 40 anos e com exames anteriores em mãos.
A pasta informou as interessadas os preparativos para a realização dos exames no mamógrafo:
Mamografia: sem metais, não usar no dia do exame desodorante, hidratante ou óleo corporal.
USG Pélvica: 40 gotas de luftal de 6/6 horas; no dia do exame beber 4 copos de água, 1 hora antes do exame.
USG Mamária: paciente acima de 40 anos tem que apresentar o resultado da última mamografia, com menos de 1 ano.
USG Transvaginal: não ter tido relação sexual um dia antes do exame, vir somente de saia e não pode estra menstruada e sangrando.
O mamógrafo móvel estará na Praça da Matriz, Centro de São João de Meriti. A ação é do governo do estado em parceria com a prefeitura.
Serviço MAMÓGRAFO MÓVEL Praça da Matriz, centro de São João de Meriti. Dias 5, 6, 8 e 9 de setembro. Das 8h às 17h
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.