São João de Meriti – A Prefeitura de Meriti iniciou nesta segunda-feira (7), o programa Vacina na Mochila, uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Educação que visa imunizar crianças contra gripe e sarampo diretamente nas creches da cidade.
Com 385 alunos matriculados em período integral e parcial, a Creche Lindaura Amorim, em Vilar dos Teles, foi escolhida para iniciar o programa devido ao número expressivo de crianças. O primeiro dia de campanha contou com a presença de profissionais das duas secretarias e do personagem Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação infantil.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Neto, destacou a importância do programa para a atualização das cadernetas de vacinação dos alunos. “Durante essa semana, será possível atualizar a caderneta de vacinação das crianças nas creches e se adequar ao Programa Nacional de Vacinação. São aproximadamente 3.500 crianças atendidas em nossas creches, e, em breve, seguiremos para as escolas da rede municipal”, afirmou.
O lançamento da campanha na Creche Municipal Lindaura Amorim contou com a presença de profissionais das duas secretariasGilberto Rocha/ PMSJM
A secretária de Educação, Eneila Lucas, ressaltou a relevância do projeto e elogiou a iniciativa da prefeitura. “Esse é um programa intersetorial e quero parabenizar a gestão municipal por trazer, de forma inédita, a imunização para dentro do ambiente escolar. Isso garante mais acesso e proteção para nossas crianças”, destacou.
A campanha segue durante toda a semana nas demais creches da rede municipal. O secretário Dr. Carlos Neto também reforçou que todas as unidades de saúde do município estão preparadas para receber a população e aplicar todas as vacinas do calendário nacional.
Opinião
A ação foi bem recebida pelos responsáveis dos alunos. Carla Dias, mãe de Caroline, de 3 anos, reforçou a importância da vacinação nas unidades de ensino. “Acho fundamental essa iniciativa, porque muitos pais não se atentam às vacinas e colocam os filhos em risco. Fiquei com medo quando soube dos casos de sarampo na cidade, mas vi a resposta rápida da prefeitura e agora estou mais aliviada”, concluiu.
Carla Dias, mãe de Caroline, de 3 anos, reforçou a importância da vacinação nas unidades de ensinoGilberto Rocha/ PMSJM
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.