São João de Meriti - Um grupo de jovens do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Maninho visitaram nesta quarta-feira (18) o universo literário da Bienal do Livro 2025, no Riocentro. O passeio da Prefeitura de São João de Meriti proporcionou uma imersão no universo da literatura e das artes, em um ambiente pensado especialmente para estimular o encantamento e a criatividade.
“Fazer parte disso foi uma maravilha, ganhei livros e brindes. Nunca tinha visto um espaço assim, todo mundo também precisa conhecer”, contou Marcelino, de 13 anos, que visitou pela primeira vez o espaço.
Os usuários puderam participar de oficinas de pintura e desenho, conhecer estandes de editoras e interagir com atrações lúdicas.
O passeio da pasta proporcionou uma imersão no universo da literatura e das artesGilberto Rocha/ PMSJM
A psicóloga do CAPSi Maninho, Débora Inês, acompanhou a atividade e ressaltou o impacto da vivência. “Além de ser uma atividade cultural, essa visita significa dar acesso e tem um valor terapêutico especial. Esse passeio estimula a imaginação, a autoestima, ajuda na expressão emocional e fortalece vínculos sociais. Ver todo o grupo envolvido e sorrindo em cada espaço foi emocionante”.
Um dos momentos mais marcantes foi o Labirinto de Histórias, espaço interativo que encantou os adolescentes ao simular passagens por dentro dos livros. Outro destaque da visita foi a Biblioteca Fantástica, ambiente repleto de livros, almofadas e intervenções visuais que convidaram à leitura de forma leve e afetiva.
“Gostei muito de todas as atividades, mas amei a experiência do Labirinto de Histórias, com as paredes temáticas com cenas de romances literários. Valeu a pena participar das brincadeiras lúdicas e interativas”, acrescentou Jéssica Noronha, de 16 anos, que também gostou do passeio.
Jéssica Noronha, de 16 anos, gostou bastante do passeioGilberto Rocha/ PMSJM
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.