São João de Meriti - Doze agentes da Defesa Civil de São João de Meriti receberam certificação no Curso de Capacitação de Concepção de Avaliação de Risco Estrutural e Risco Geológico.
Com carga horária de 20 horas, a formação teve como foco a capacitação dos profissionais na identificação e avaliação de riscos estruturais ou geológicos em edificações e áreas vulneráveis do município.
A iniciativa busca reforçar a atuação preventiva dos agentes, além de aprimorar a resposta em situações emergenciais, contribuindo diretamente para a segurança da população meritiense.
“Estamos investindo cada vez mais na preparação da nossa equipe para que possam agir com eficiência em qualquer tipo de cenário. Capacitar é salvar vidas. A Defesa Civil de Meriti está cada vez mais técnica e preparada para atender à população”, frisou o secretário municipal de Defesa Civil, Drigão, ao lado do subsecretário municipal de Defesa Civil, Victor Hugo.
Secretário municipal de Defesa Civil, Drigão (centro), acompanhado do subsecretário Victor Hugo e o arquiteto Aurélio BernardoGilberto Rocha/ PMSJM
Durante o curso, os participantes também receberam instruções teóricas e práticas sobre técnicas de vistoria, identificação de anomalias estruturais e análise de risco em encostas e edificações, com abordagem atualizada e adaptada à realidade local.
O responsável pela formação e arquiteto municipal da Defesa Civil, Aurélio Bernardo, pontuou sobre a importância da iniciativa. “Esse curso é de grande valor, pois os agentes foram capacitados nas questões de riscos geológicos e estruturais. Com essa base técnica e realista, estamos mais aptos para agir na prevenção e melhorar a resposta em situações emergenciais”, completou Aurélio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.